Após ter firmado compromisso, o deputado Jesuíno Boabaid (PMN), anunciou, na tarde desta segunda-feira (28), a destinação de emenda parlamentar no valor de R$ 40.000,00 para o Projeto Pintando a Liberdade, que atende dezenas de apenados da penitenciária Ênio Pinheiro dos Santos, localizada na zona Rural de Porto Velho. O valor será usado para a compra de materiais de fabricação de bolas e camisetas, produzidos pelos reeducandos.
O programa de ressocialização iniciou em 1999 para tirar os presos da ociosidade. Inicialmente foi instalada a fábrica de bolas da Penitenciária Ênio Pinheiro, posteriormente começou o ateliê de costura. Todo o material produzido é distribuído para as escolas da rede pública estadual e municipal, associações e entidades filantrópicas que tenham o esporte em suas atividades.
No mês de julho deste ano, Jesuíno Boabaid foi até o presídio e conheceu de perto o projeto.
O deputado ficou muito satisfeito com o propósito e garantiu ajuda com destinação de emenda parlamentar para reestruturação do prédio, outras benfeitorias e aquisições. “Estou feliz em saber que um projeto desse com tão pouco investimento tem grande resultado. Deixo ao Elias, diretor da unidade, a garantia que vou ajudar, pois o trabalho dele tira o detento da ociosidade e ocupa a mente com coisas boas, além do que, serve como redução de pena e garante um meio de sustentar sua família quando sair da unidade” afirmou Jesuíno.
Os reeducandos que participam do programa têm remissão de pena prevista na Lei de Execução Penal, a cada três dias trabalhados reduz um dia da pena, e também são remunerados pela sua produção. Atualmente o projeto é desenvolvido pelo Conselho da Comunidade na Execução Penal da Comarca de Porto Velho (CCEP).
O parlamentar finalizou dizendo que “este é um projeto importante de ressocialização dos apenados. A emenda é para dar continuidade a este projeto tão importante. O apenado está trabalhando, se sentindo útil”, concluiu Boabaid.
Fonte: ALE/RO
Add Comment