O prazo para a iluminação total de Porto Velho foi prorrogado pela Empresa de Desenvolvimento Urbano (Emdur). Em entrevista ao G1, em fevereiro deste ano, o presidente do órgão, Gerardo Martins, afirmou que até o final de maio, a capital estaria 100% iluminada. No entanto, os moradores de vários bairros continuam reclamando da precária ou nenhuma ilumincação pública nas vias do município. Martins afirmou que na primeira quinzena de agosto o trabalho estará concluído.
Segundo Martins, o não cumprimento do prazo anunciado é que “algumas ruas não foram incluídas no levantamento feito por representantes dos bairros”. O cronograma para os reparos na iluminação pública também ficou comprometido porque, alega Martins, a quantidade de um dos materiais para o serviço (fotocélula) disponível não seria suficiente para concluir todas as etapas. No entanto, o material já está sendo providenciado para a colocação de novos pontos de luz.
A dona de casa Luzenira Paixão, de 46 anos, mora no Bairro Panair e diz que já percebeu que a cidade está ficando menos escura. “No meu bairro já melhorou, mas ainda tem ruas com postes com lâmpadas queimadas. Acredito que eles voltem pra concluir o trabalho, vamos torcer pra isso, porque antes estava escuro demais”, disse a dona de casa.
A Emdur afirma que 20 eletricistas concursados devem iniciar o trabalho a partir do dia 15 de junho, divididos em dez equipes, e que num prazo de 60 dias – primeira quinzena de agosto – o trabalho estará concluído e toda a cidade iluminada.
Bairros
Conforme os dados da Emdur, os bairros já iluminados são: na Zona Sul – Floresta, Jardim Eldorado, Cidade do Lobo, Conceição e Nova Floresta. Na Zona Leste – Ayrton Senna, Ronaldo Aragão, Agenor de Carvalho, Aponiã, Lagoa, Ulisses Guimarães, Marcos Freire, Jardim Santana, Jardim das Mangueiras e Flodoaldo Pontes Pinto. Na Zona Norte – Embratel, Areal, Tucumanzal, São Sebastião I e II, Nova Porto Velho, Industrial, Vila Tupi, Conjunto Marechal Rondon, Costa e Silva, Areal, Triângulo, São João Bosco e Arigolândia. Na Zona Oeste da capital, segundo a Emdur, toda a iluminação pública já foi reestabelecida.
Os bairros que ainda não receberam os reparos nos pontos de iluminação são: na Zona Sul – Cohab Floresta, Caladinho, Castanheira e Aeroclube. Na Zona Leste – Mariana, Igarapé, São Francisco, Esperança da Comunidade e Nova Esperança. Na Zona Norte – Nacional.
A comerciante do Bairro Cohab, Nilza Alencar da Silva, de 43 anos, diz que a escuridão afasta os clientes. “O pessoal evita sair de casa a noite porque as ruas estão muito escuras. O movimento melhor é até as 18h, mas depois desse horário cai muito. Eu evito fechar muito tarde com medo de assaltos”, reclama Nilza que é dona de uma padaria.
A cidade possui cerca de 60 bairros e a Emdur possui 10 equipes em atividade. O órgão disponibiliza o número 0800 642 6331 para que os moradores possam informar sobre a falta de iluminação nos bairros. Todos os postes de energia que precisam de reparos foram, afirma a Emdur, identificados com um X para facilitar o serviço das equipes nos bairros. Autoria: G1rondonia
Add Comment