Evento gratuito reforça inovação, economia criativa e empoderamento feminino na capital.
O 1º Festival Empreende Mulheres BVQQ – Negócios, Inovação e Cultura Feminina recebeu uma emenda individual no valor de R$ 361 mil destinada pela deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil). Realizado pela Associação Cultural Banda do Vai Quem Quer (ACBVQQ), o evento acontece entre os dias 12 e 14 de dezembro, das 18h às 22h, na Praça Aluízio Ferreira, com entrada gratuita.
Para a parlamentar, o festival desempenha um papel essencial no fortalecimento do protagonismo feminino.
“Persistem desafios estruturais que limitam o avanço dos empreendedores, sobretudo para o público feminino. Sabemos que há acesso limitado ao crédito, baixa formalização de microempreendimentos, escassez de capacitação técnica e digital e sub-representação feminina em espaços de decisão e inovação”, destacou Ieda Chaves.
O festival contará com trinta estandes exclusivos para mulheres empreendedoras, além de oficinas, mentorias, palestras, painéis e apresentações culturais voltadas ao desenvolvimento de lideranças femininas.
A presidente da ACBVQQ, Sicília Maria Andrade, ressaltou o caráter inovador da iniciativa.
“O evento representa uma ação voltada ao fortalecimento do empreendedorismo criativo rondoniense, integrando a tradicional Banda do Vai Quem Quer à promoção de negócios, inovação e economia criativa”, afirmou.
O recurso para a realização do festival é oriundo do Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (Sedec/RO), com parceria do Sebrae/RO.
No cenário local, o incentivo ao empreendedorismo feminino é estratégico. Em Porto Velho, comércio e serviços representam cerca de 70% da economia, e a cidade registrou 5.800 novos negócios apenas no primeiro semestre de 2025 — um crescimento de 29,17% em relação ao ano anterior, segundo dados da Semdec e da Junta Comercial de Rondônia (Jucer).
FONTE: ASSESSORIA PARLAMENTAR – ALE/RO DECOM



























Add Comment