Numa parceria, envolvendo o Clube Privado de Xadrez, Janio Silva -CXJS, Instituto de Xadrez da Amazônia – IXA e Associação Beneficente Novo Horizonte – ABNH, promovem o primeiro Torneio de Xadrez do Rei, entre seus associados e comunidade.
O torneio do rei, vai ocorrer no próximo dia 03 de dezembro, sábado, a partir das 14 horas, no Núcleo Mestre Iagora, avenida Rio Madeira, 6061, Bairro Nova Esperança em Porto Velho.
As inscrições podem ser feitas pelo seguintes contatos: 69-99219-0661, 99977-1839- 99331- 6897. O torneio será disputado no sistema suíço de 5 rodadas e ritimo de jogo 21 minutos nocaute, para cada jogador.A taxa de R$:20.00 adulto e estudantes e crianças R$:10.00.
O evento, além de proporcionar uma maior interação entre os participantes, vai lançar o projeto piloto de uma escola de xadrez, numa parceria, entre a Associação Beneficente Novo Horizonte e o Instituto de Xadrez da Amazônia, que também lança a pedra fundamental da recriação do Clube de Xadrez Rondônia, primeiro clube de Xadrez oficial de Rondônia e fundador da história desse esporte milenar no Estado, em conjunto com a Federação Rondiniense de Xadrez -FRX, 32 anos de existência.
Na opinião de idealizador do Instituo de Xadrez da Amazônia, enxadrista e dirigente , Janio Silva, a tônica principal do Instituto, um trabalho mais elaborado, envolvendo o lado científico do xadrez, capacitar e formar professores de Xadrez, através de intercâmbios com o que temos de excelência na atualidade e uma proposta de inclusão social e usar como nos países de primeiro mundo o xadrez como ferramenta pedagógica e sobretudo formação de valores humanos, externou o dirigente.
Um dos responsáveis pela elaboração técnica do Instituto é o advogado, filósofo e psicanalista, José Ricardo Costa, que abraçou a ideia e acha que através das parcerias certas, além de um modelo novo e eficiente, o xadrez concebe um espaço, de não somente, um aprendizado, bem como uma transformação radical do pensar, aos que tem a oportunidade de conhecer o xadrez em seu caráter científico e mais profundo.
Add Comment