Cidades

CAPITAL: Mudança de sentido em trecho da av. Calama está em fase de finalização

De segunda a sexta-feira, das 6h30 às 8h30, fluxo do trânsito segue apenas no sentido bairro/centro

Para melhorar o fluxo de mobilidade urbana em toda a cidade, a Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran), está finalizando a alteração na sinalização da avenida Calama, no trecho entre a avenida Guaporé e a rua Venezuela. A mudança determina que o fluxo na via siga apenas no sentido bairro/centro, de segunda a sexta-feira, das 6h30 às 8h30, exceto em feriados.

A regulamentação foi publicada em 19 de outubro de 2023, e dita a alteração no fluxo da via, determinando as regras a serem seguidas por motoristas. O trabalho é executado por empresas terceirizadas para fazer a sinalização vertical e horizontal (placas e faixas).

Inspirado num projeto que deu resultado positivo na cidade do Rio de Janeiro, a atual gestão municipal resolveu aderir ao mesmo sistema, já que, através da realização de um estudo técnico, se constatou a necessidade da viabilidade e a segurança da implementação de um contrafluxo nesse trecho da avenida Calama, principalmente nos horários de pico, no início da manhã, em dias de semana.

Semáforo foi instalado na avenida Calama com a avenida VenezuelaSemáforo foi instalado na avenida Calama com a avenida Venezuela

Com o semáforo instalado na avenida Calama com a avenida Venezuela, a pasta tem por objetivo desafogar o contrafluxo da Calama nesse trecho. “Esse semáforo vai ter a função de proibir a curva à direita (evitando que os condutores continuem a subir pela via) nesses horários, sinalizando o fechamento de acesso às vias que se localizam onde a alteração for funcionar”, explica o secretário da Semtran, Anderson Pereira.

Ele ainda esclarece que todas as vias desse trecho já estão com as placas de sinalização, informando os horários da alteração, junto a alguns cones espalhados nos pontos mais críticos. De acordo ainda com o secretário, o trabalho de alteração da sinalização na avenida Calama, já está em fase de conclusão e deve ser finalizado até o início da próxima semana.

SINALIZAÇÃO EM TODA CIDADE

Semtran executa seus trabalhos em parceria com a SemobSemtran executa seus trabalhos em parceria com a Semob

“Cidade 100% sinalizada” é a meta da Prefeitura de Porto Velho. Para isso, a Semtran executa seus trabalhos em parceria com a Secretaria Municipal de Obras (Semob), que já levou mais de 700 quilômetros de asfalto e recapeamento, buscando atender as principais prioridades da gestão municipal e garantindo com que o poder executivo municipal possa atingir a meta de sinalização em toda a cidade.

“A gente tinha uma demanda reprimida muito grande, mas com o processo licitatório da contratação de empresas privadas, a gente já gerenciou cerca de R$ 4 milhões para atender essa demanda. Estamos indo para o quarto gerenciamento agora e já sinalizamos dez bairros, entre sinalização e revitalização de vias, cuja a sinalização já estava apagada”, reforçou o secretário da pasta de Trânsito.

Na segunda-feira (3), foi a vez do Nova Esperança, na zona Norte de Porto Velho, receber a sinalização horizontal e vertical de todo o bairro.

Rua Curimatã com a rua Jatuarana, no bairro Lagoa, serão de mão únicaRua Curimatã com a rua Jatuarana, no bairro Lagoa, serão de mão única

MUDANÇAS

Desde que se comprovou a necessidade de buscar alternativas para facilitar o fluxo de trânsito nas principais vias de Porto Velho, há cerca de nove meses, foi necessário que algumas mudanças fossem feitas. Foi o caso da alteração de acesso na avenida Calama, que já está quase toda sinalizada, destravando o trânsito para quem vem da zona Leste/Centro e melhorando o fluxo de outras vias paralelas, como das avenidas Caúla e Imigrantes.

De acordo com a programação de trabalhos da Semtran, outros importantes pontos geradores de conflitos serão alterados. “A gente também está mudando e sinalizando algumas vias pontualmente, como o bairro Lagoa, na zona Leste da capital, na rua Curimatã com a rua Jatuarana, que antes eram mão dupla e agora as duas serão de mão única, diminuindo os conflitos, os acidentes e mortes que aconteceram no local. O local já foi sinalizado, já foi feito o trabalho pela nossa Gerência de Educação no Trânsito para orientação aos motoristas pela mudança e agora, a equipe de fiscalização já está no local fazendo o seu papel de fiscalizar os condutores que insistem em andar na contramão”, destacou Anderson Pereira.

Por conta das mudanças, ele reforça a atenção redobrada para quem sai da zona Sul pela rua Jatuarana, ou para quem sai da zona Leste pela avenida Rio de Janeiro no sentido zona Sul. “Então fiquem atentos para a sinalização do local, para que você, condutor, não ande na contramão e possa andar em um lugar seguro”.

MAIS SEGURANÇA

Faixas customizadas dão mais segurança em imediações de escolasFaixas customizadas dão mais segurança em imediações de escolas

Para aumentar a segurança no trânsito em Porto Velho nas vias mais críticas e que ofereçam riscos de acidentes em locais vulneráveis como escolas, hospitais e residências, o trabalho segue constante, de acordo com o secretário Anderson Pereira.

Na manhã de segunda-feira (3), a escola da rede municipal Pé de Murici começou a receber a instalação de quebra-molas e pintura de faixa de pedestre pela Semtran. “A gente está fazendo as faixas de pedestre nas escolas, com o redutor de velocidade. Já estão no nosso radar várias escolas para dar mais segurança às nossas crianças e aos nossos jovens que precisam atravessar a via com maior segurança”, destacou o secretário.

Ele finaliza enfatizando que o trabalho segue constante de acordo com a demanda de necessidades e alinhamento de trabalhos da Semob de recapeamento e asfalto nos bairros da cidade. ” Aos nossos condutores a gente pede que tenham a conscientização de respeito à sinalização, de redobrar o cuidado principalmente nos locais que tenham escolas, de locais de tráfego de pessoas idosas, ou em vulnerabilidade como em hospitais e residências”, reforça.

REGRAS

O trânsito de veículos na avenida Calama, no trecho especificado, deverá obedecer às seguintes regras:
– Estabelece a avenida Calama como mão única, onde os veículos deverão se deslocar no sentido da avenida Guaporé para a rua Venezuela, utilizando uma das faixas da via como contrafluxo, devidamente sinalizada;
– A velocidade máxima permitida na via será de 40 km/h;
– A Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes será responsável pela fiscalização e regulamentação do fluxo de veículos durante o período de contrafluxo. As linhas de transporte coletivo serão reorganizadas no horário estabelecido, de acordo com as definições do Departamento de Transportes (DTR).

FONTE: ASSESSORIA COMDECOM

FRNEWS TV: SENAR- Projeto Piloto Pecuária Sustentável de Rondônia | Estância Mina Azul

CHARGE – CARTUNISTA

COLUNISTAS

RESENHA POLITICA POR ROBSON OLIVEIRA

  • RESENHA POLITICA: Sofia Andrade mira a Prefeitura de Porto Velho e pressiona Léo Moraes à apoiar Flávio Bolsonaro

    ESTRIDENTE A deputada federal eleita Sofia Andrade parece ter escolhido o caminho mais barulhento para cobrar de Leo Moraes uma posição em favor da candidatura de Flávio Bolsonaro. Com carro de som, gritos amplificados e uma abordagem ostensiva pelas ruas da capital, transformou a cobrança em um episódio de confronto público. O detalhe que torna a cena politicamente intrigante é que, segundo declarações anteriores atribuídas ao prefeito, seu voto já tem endereço conhecido. SUBORDINAÇÃO Ora, se Leo Moraes já manifestou apoio ao filho de Jair Bolsonaro, qual é a necessidade de cobrar, aos berros, uma declaração que, em tese, já foi dada? A política permite divergências, cobranças e pressão. O que merece questionamento é a insistência em exigir uma demonstração pública de lealdade quando o posicionamento do cobrado já seria conhecido. Apoio político não é submissão, e aliança partidária não transforma ninguém em subordinado. CONVICÇÕES Leo tem sua própria trajetória e já demonstrou que sabe separar as disputas eleitorais das questões pessoais. Na eleição municipal em que enfrentou Mariana Carvalho, em uma disputa acirrada pela Prefeitura de Porto Velho, Jair Bolsonaro esteve na capital para pedir votos justamente para a adversária. Nem por isso Leo abandonou suas convicções, deixou de atuar no campo bolsonarista ou rompeu automaticamente com o eleitorado identificado com o número 22. Nas disputas posteriores, inclusive ao lado de Marcos Rogério, manteve sua identificação política. CONFRONTO Esse histórico torna a cobrança de Sofia ainda mais questionável do ponto de vista estratégico. Leo não precisa provar sua fidelidade a cada nova convocação, muito menos transformar o próprio voto em um ritual público para satisfazer as expectativas de outros integrantes do mesmo campo político. Mas há um aspecto ainda mais interessante nesse episódio: por que tanta disposição para confrontar justamente um aliado cujo apoio a Flávio Bolsonaro já teria sido declarado? PREFEITURA É nesse ponto que a discussão deixa de ser apenas sobre a eleição presidencial e passa a tocar nos interesses da política municipal. Sofia está construindo uma posição de protagonismo próprio? Está tentando demarcar território? Ou pretende ocupar um espaço de liderança que hoje tem Leo Moraes como uma de suas principais referências? DEDUÇÃO Não há elementos suficientes para afirmar que a deputada eleita esteja de olho na cadeira do prefeito. Seria precipitado transformar uma suspeita em certeza. Entretanto, a forma escolhida para o confronto abre espaço para essa interpretação e torna inevitável o questionamento sobre o alcance político da iniciativa. PODER Afinal, quando alguém escolhe expor publicamente um aliado, insistindo em uma cobrança cujo conteúdo já teria sido atendido, é legítimo perguntar se o objetivo é apenas defender uma candidatura ou também ampliar a própria visibilidade e marcar posição na disputa pelo poder. CONSTRANGIMENTOS Sofia tem todo o direito de defender Flávio Bolsonaro. O que não se pode exigir de Leo Moraes é que se comporte como se precisasse renovar diariamente um certificado de fidelidade política. O apoio eleitoral não elimina a autonomia de uma liderança, assim como a identidade ideológica comum não obriga aliados a se submeterem a constrangimentos públicos. PALCO Na política, o volume do carro de som pode chamar a atenção, mas não substitui a consistência dos argumentos. E gritar mais alto não significa, necessariamente, ter mais razão. No fim das contas, fica uma pergunta incômoda para a deputada eleita: se Leo Moraes já declarou seu voto, o que exatamente ainda precisa ser provado? Talvez a questão não seja convencer o prefeito a apoiar Flávio Bolsonaro. Talvez seja demonstrar quem pretende ocupar o centro do palco político de Porto Velho daqui para a frente. Porque, quando a cobrança por lealdade se torna um espetáculo, vale observar não apenas quem está sendo pressionado, mas também quem está tentando ganhar protagonismo com a pressão. GOVERNO As especulações sobre os nomes que poderão integrar um eventual governo de Marcos Rogério já começam a movimentar os bastidores e a ocupar espaço nas manchetes políticas. E a tendência é que esse movimento se intensifique à medida que o calendário avance e se aproxime o momento de definir quem estará ao lado de um possível governador. BALÃO Não há nada de anormal nisso. A formação de governos sempre alimentou apostas, conjecturas e articulações antecipadas. Faz parte do jogo político e da rotina dos meios de comunicação. Boa parte dos nomes lançados, entretanto, não passa de balão de ensaio, naquela velha estratégia dos bastidores: joga-se a informação no ar para ver se cola, medir reações e testar resistências. EXPERIENTE Mas nem toda especulação nasce do acaso. Há nomes que aparecem nas conversas porque reúnem experiência administrativa, influência política e capacidade de articulação. É o caso de Ezequiel Neiva. FORÇA Com passagem por cargos de primeiro escalão no governo, Neiva construiu relações políticas e mantém influência entre parlamentares. Sua força também se evidencia na eleição consistente do filho para deputado estadual, resultado que demonstra a capacidade eleitoral do grupo familiar e sua presença no cenário político de Rondônia. CREDENCIAIS Por isso, a possibilidade de seu aproveitamento em uma eventual administração de Marcos Rogério não pode ser tratada como mera conversa de corredor. Politicamente, Ezequiel tem credenciais e interlocução para figurar entre os nomes lembrados na composição de um governo. O problema é que o peso político não resolve, por si só, os obstáculos jurídicos. CONTA A situação de Ezequiel Neiva exige atenção justamente por causa dos efeitos de uma decisão relacionada à improbidade administrativa, apontada como fundamento de sua inelegibilidade. A restrição jurídica é um fator que precisa entrar na conta antes que qualquer especulação sobre sua nomeação seja tratada como uma possibilidade concreta. RESTRIÇÃO Há, contudo, uma distinção importante: estar inelegível não significa, automaticamente, estar impedido de assumir qualquer cargo público. Para afirmar que Neiva está legalmente impossibilitado de integrar o primeiro escalão de um eventual governo, é necessário verificar o conteúdo da decisão judicial, a duração de seus efeitos e a existência de norma específica que impeça a nomeação. Se a restrição aplicável ao caso efetivamente alcançar o exercício da função pretendida e continuar em vigor, o impedimento […]

TEIA DIGITAL POR SILVIO PERSIVO

  • TEIA DIGITAL: Em Setembro, Balança Comercial em Rondônia apresenta resultado negativo – Por Silvio Persivo

    E querem nos dizer o que devemos fazer sem considerar nossos interesses. “Eles não aprenderam nada e não esqueceram nada” (Charles Maurice de Talleyrand-Périgord). 3ª EXPOTURISMO ENCERRA COM IMENSO SUCESSO Realizada com muito sucesso, de público e de movimentação financeira, a 3ª Expo Turismo Rondônia 2026, que, este ano, foi no complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, em Porto Velho, brilhou pela diversidade dos estandes. A feira reuniu empreendedores, especialistas, representantes de municípios e profissionais do setor. Estiveram presentes mais de 10 mil visitantes ao longo dos três dias para visitar 85 estandes, especialistas e empreendedores do setor. O evento ampliou a visibilidade dos negócios, estimulou parcerias e incluiu palestras, workshops, aulas-show, debates, oficinas, talk shows e capacitações, além da exposição de produtos, serviços e experiências turísticas. Também a pesca esportiva foi o grande destaque com a presença de Nelson Nakamura e os filhos Renan e Vitor Nakamura, referências na pesca esportiva. Nelson Nakamura e os filhos participam da Expo pela terceira vez, com presença em workshops e atividades voltadas ao segmento, ao lado de outros especialistas do setor. O evento foi realizado pel0 governo de Rondônia por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), em parceria com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (Sedec) e a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Rondônia (Fecomércio-RO) e o apoio da Prefeitura Municipal de Porto Velho.  O governador Marcos Rocha destacou sobre o evento a importância de valorizar os atrativos regionais e criar oportunidades para empreendedores e municípios por meio do turismo. AS CRIANÇAS AINDA SÃO MAIORIA EM RONDÔNIA O Dia das Crianças foi muito comemorado em Rondônia, mas, é preciso frisar que, no Brasil, hoje, existem 36,6 milhões de pessoas com 60 anos ou mais contra apenas 26,4 milhões de crianças de até 9 anos. É uma diferença de 10 milhões a favor dos idosos, o que reflete a virada demográfica que começou em 2020 e deve se aprofundar em 2040, quando serão 2,5 idosos para cada criança. Em 2000, as crianças eram 19,8% da população. Hoje são somente 12,3%, ou 1 em cada 8 brasileiros. Já em 18 das 27 unidades da federação há mais idosos do que crianças. O Rio Grande do Sul lidera com a maior proporção de idosos: possui 1,96 idoso por criança. Já Rondônia, a proporção é de 1,18 criança de até 9 anos para cada idoso com 60 anos ou mais (ou cerca de 85 idosos para cada 100 crianças nessa faixa etária). EM SETEMBRO BALANÇA COMERCIAL DE RONDÔNIA APRESENTA RESULTADO NEGATIVO O comércio exterior de Rondônia, em setembro, segundo o Observatório da Indústria, da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), fechou o mês com déficit de US$ 59,5 milhões, valor proveniente de US$ 195,7 milhões em vendas e US$ 255,2 milhões, mas, no acumulado de janeiro a setembro deste ano, o resultado permanece favorável ao Estado, com saldo positivo de US$ 560,2 milhões. O resultado de setembro decorre do aumento das importações que chegou perto de 40% em relação ao mesmo período de 2025. O que também contribuiu, porém em menor proporção, foram as limitações tarifárias sobre a carne bovina na China, que atingiu o teto da cota anual, e passou a receber uma sobretaxa de 55% em cima da taxa base de 12%, totalizando a alíquota de 67%. Para contornar as restrições no país asiático, frigoríficos e produtores locais redirecionaram seus carregamentos para destinos como Chile, Estados Unidos e Canadá. A pauta de embarques permaneceu concentrada na carne bovina, responsável por 58,1% das vendas, e o milho, com 23,3%. O mercado de café também apresentou teve expansão contínua, com 7,3% da pauta mensal. O café ganhou protagonismo na balança comercial pelo forte crescimento em 2026. O volume total do grão embarcado até o momento perfaz quase o dobro de tudo o que foi exportado ao longo do ano de 2025. Nas importações, a China respondeu por 41,2% do total acumulado no ano, somando US$ 953,6 milhões, acompanhada por parceiros como Argentina e Estados Unidos. Os valores elevados de compras externas decorrem do modelo tributário de importação escritural garantido pela legislação estadual. Neste sistema, as empresas registradas em Rondônia efetuam o recolhimento de tributos no Estado, enquanto os produtos entram no país por portos de outras regiões e seguem para o destino final, sem significar consumo direto pela população local. UNIVERSIDADES EM XEQUE A atual disputa eleitoral está desnudando, de uma forma até burlesca, o que acontece nas universidades brasileiras e como essas se encontram distantes dos problemas reais do país. É fato que a tecnologia e o progresso estão obrigando a academia a mudar o que fazem. Porém, com as manifestações estudantis e os problemas que surgem internamente de incêndios e uso das instalações para politicagem, a questão que aflora se tornou mais grave. Começa-se a questionar não somente “apenas o que fazem” e sim também “os que fazem”. Há professores passando vergonha tanto pelos discursos ultrapassados como pela demonstração de falta de conhecimento demonstrando que o saber está realmente escasso nas universidades. E isto se demonstra tanto pela queda das instituições nos rankings de classificação, em relação as de outros países, como pela deterioração visível dos campus e instalações onde as pichações, a falta de manutenção e a sujeira dão uma triste demonstração de como se encontram locais que deveriam ser espelhos para a sociedade. E o mais preocupante é que esta desvalorização das universidades se visualiza quando há um declínio de uma das suas principais razões de existência, que é a realização de pesquisas. Antes o setor produtivo precisava dos recursos que as universidades possuíam, da aliança entre ensino e pesquisa, inclusive para sustentar os salários das pessoas capazes de realizar este tipo de pesquisa. Agora, tudo indica que, com a crescente perda de importância das pesquisas universitárias, as empresas apostam mais nos seus próprios recursos e de que a inteligência artificial será cada vez mais capaz de realizar grande parte das pesquisas necessárias. Por isto diminuem a procura por vagas, […]

COLUNA DO GOMINHO JÚNIOR

COLUNA NOTÍCIAS DA CORTE

COLUNA TEMPO REAL POR GOMES OLIVEIRA

PARCERIA

CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E ACESSE NOSSO APLICATIVO NA NUVEM

Acesse nossa Página do Facebook

Folha Rondoniense is Protected by