Teia Digital

Metade dos nortistas não crêem na recuperação da economia em 2023 – Por Silvio Persvo

O privilégio dos verdadeiros ricos. “Ter controle do próprio tempo é o maior dividendo que o dinheiro pode pagar” (Morgan House).

PM DE RONDÔNIA É A MELHOR AVALIADA DO NORTE

O Instituto de Pesquisa, filiado à Abep (Associação Brasileira das Empresas de Pesquisas), evidenciou a qualidade da Polícia Militar, especialmente na região Norte do Brasil, considerando-a a 1ª mais bem avaliada da região. Sem dúvida isto se deve ao fato da PMRO ter buscado implanttar sistemas avançados de comunicação, como rádios digitais, softwares de gerenciamento operacional, e sistema de monitoramento nas viaturas policiais, as quais são modernas e equipadas com conforto para o profissional de segurança. Isto permite uma maior agilidade nas operações, melhorando as respostas às ocorrências e fortalecendo o combate ao crime. Estas ações têm contribuído para elevar a qualidade do trabalho realizado pela instituição e, consequentemente, para sua excelente avaliação. O  comandante-geral da PMRO, coronel James Padilha afirmou se sentir orgulhoso pela tropa que comanda e pelo nível de proximidade que a corporação mantém com a sociedade. Segundo ele, “É motivo de orgulho para mim, pois ver minha querida instituição como destaque em nível nacional, significa dizer que a sociedade reconhece os trabalhos de nossa tropa, que reconhece o trabalho de gestão, planejamento e execução das políticas de segurança pública determinadas pelo Governo do Estado”.

SENAI/RO ABRE VAGAS DE CURSOS GRATUITOS PARA JOVENS

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Rondônia (SENAI-RO) abriu inscrições para os cursos gratuitos em Aprendizagem Industrial Básica (1430 vagas) e Aprendizagem Industrial Técnica (445 vagas), num total de 1875 vagas do Programa Gratuidade Regimental. São cursos com duração de seis meses a um ano e meio, tendo como requisitos para os interessados, a idade de 14 a 23 anos e 11 meses e que estejam cursando, no mínimo, o nono ano do Ensino Fundamental, para os cursos de qualificação e cursando a partir da segunda série do Ensino Médio, para os cursos técnicos. As inscrições podem ser feitas até o dia 26 de junho e o candidato pode se matricular em apenas um curso. Nesta primeira etapa, o SENAI prioriza a indicação de alunos pelas indústrias locais, (05 a 26 de maio). Num segundo período, vagas disponibilizadas para os jovens da comunidade, no período de 31/05 a 26 de junho. Todas as turmas com início previsto para o dia 10 de julho. O objetivo principal é contribuir para que a indústria se beneficie com a mão de obra adequada e qualificada.  Para facilitar o acesso aos cursos, as aulas ocorrem nas modalidades presencial e Ensino à Distância (EAD). O gerente de educação básica e profissional do SESI-SENAI-IEL, Jair Coelho explica que boa parte das aulas são na modalidade EAD, atingindo assim, alunos de qualquer município, sendo a parte prática dos cursos, presencialmente nas unidades do SENAI de Porto Velho (CEET e CETEM), Ariquemes, Ji-Paraná, Jaru, Cacoal, Rolim de Moura e Vilhena. Outro ponto importante, segundo Coelho, é com relação à importância da leitura do edital, pois nele constam todos os requisitos, prazos e documentação necessária para a efetivação da inscrição do candidato.

METADE DOS NORTISTAS NÃO CRÊEM EM RECUPERAÇÃO DA ECONOMIA EM 2023

A pesquisa RADAR Ipespe Febraban, realizada entre os dias 14 e 19 de abril, com 2 mil pessoas nas cinco regiões do País mapeando as expectativas dos brasileiros este ano, revelou que, no Norte, metade das pessoas (50%) está pessimista com relação à recuperação da economia do país e só acredita que a situação deve melhorar só em 2024. Os que enxergam algum recuperação somam apenas 7%, enquanto 28% pensam que ela pode vir ainda em 2023. No entanto, o pessimismo é menor com as finanças pessoais e da família: 24% dizem que já se recuperaram, 37% aguardam esta recuperação este ano e 21% só projetam isto para 2024.

RELATIVAMENTE A INADIMPLÊNCIA DAS EMPRESAS FOI MENOR NO NORTE

A Serasa Experian realizou uma pesquisa “Indicador de Inadimplência das Empresas”, em dezembro de 2022, que revelou existirem 5,74 milhões de MPEs (Micro e Pequenas Empresas) inadimplentes, ou seja, com pagamentos atrasados que estavam com um prazo marcado previamente. Em comparação ao mesmo mês de 2021, a alta foi de 7%. Segundo o economista da Experian, Luiz Rabi, a estimativa é de que o cenário de inadimplência ainda perdure, em conformidade com índice de negativação dos consumidores (69,4 milhões de pessoas (64,9 milhões de pessoas). Os setores mais atingidos são o de Serviços, com 52,5%; o de Comércio com 39,1%; 7,9% da Indústria; e 0,5% de Outros. A inadimplência da maior parte foi do Sudeste (53%) e a menor parcela foi do Norte (5,3%). Como era de se esperar São Paulo registrou 1.865.890 de MPEs inadimplentes no período.

ECONOMIA BRASILEIRA SEM BOAS PERSPECTIVAS

Quando se fala em países desenvolvidos a regra é de que só atingem este patamar os países com um bom ambiente de negócios e com segurança jurídica, uma coisa que estamos longe de ter no Brasil. Aqui um deputado ou um burocrata, de uma hora para outra, dita regras que alteram a vida das pessoas e das empresas. Ora, só países com níveis elevados de liberdade econômica estão entre os mais desenvolvidos do mundo, como os países escandinavos e da Oceania, que são referência em qualidade de vida e bem-estar social. Infelizmente o que observamos em relação ao novo arcabouço fiscal é que se busca o equilíbrio das contas públicas e a redução do déficit primário não por meio da contenção ou redução das despesas, mas pelo aumento das receitas públicas, a princípio, através de mais impostos e da revisão de subsídios e isenções fiscais impactando os custos e os lucros das empresas e reduzindo o poder aquisitivo das pessoas. Assim, embora importante para a estabilidade fiscal e macroeconômica, o novo arcabouço fiscal não contribui para aumentar a liberdade econômica, ao contrário, mantém ou amplia o tamanho do governo. O desejável seria que, além de garantir previsibilidade e estabilidade entre receitas e despesas, o arcabouço fiscal também sinalizasse para a contenção da atividade estatal, bem como a modernização e melhoria institucional do país. Infelizmente, isto não é o caso e não parece  que irá ocorrer num futuro próximo. Ou seja, o Brasil vai ter que esperar para poder ter um crescimento maior e mais consistente. Vamos no mesmo caminho já percorrido no passado de voo de galinha.

AUTOR: SILVIO PERSIVO –  COLUNA TEIA DIGITAL

 –  A Opinião dos colunistas colaboradores são de sua inteira responsabilidade e não reflete necessariamente a posição da Folha Rondoniense

FRNEWS TV: Intercâmbio técnico fortalece parceria entre SENAR Rondônia e SENAR Mato Grosso

CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E ACESSE NOSSO APLICATIVO NA NUVEM

COLUNISTAS

PUBLICIDADE

Acesse nossa Página do Facebook

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

  • Coluna Teia Digita: Micro e Pequenas empresas exige mudanças para enfrentar 2027 – Por Silvio Persivo

    Que nem promessa de político depois das eleições. “Estou tentando escrever uma autobiografia. Mas, não me lembro nem de ontem” (Keith Richard). BANCOS DE RONDÔNIA SUSPENDERAM ATENDIMENTO PRESENCIAL NA QUINTA-FEIRA Os bancários de Rondônia, que reivindicam reajuste salarial, mudanças nos benefícios, entre eles o vale-alimentação, e manutenção dos postos de trabalho, deixaram as agências bancárias […]