Muito doce. “A paciência é amarga, mas, seu fruto é doce” (Jean-Jacques Rousseau).
ENTIDADES ADEREM AO IMPEACHMENT
Nem mesmo a chuva impediu que, cerca de 150 pessoas, participassem, na última segunda-feira, de um ato a favor do impeachment da presidente Dilma Roussef. O evento, realizado em frente à sede da Federação das Indústrias de Rondônia (Fiero), contou com a participação de representantes de grandes grupos empresarias, da própria Fiero, da Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/Rondônia), da Federação do Comércio de Bens e Serviços do Estado de Rondônia (Fecomércio), da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), da Associação de Jovens Empresários (AJE), da Associação Comercial e Empresarial de Porto Velho (Acep) e da Maçonaria. Destacou-se, entre as falas dos presentes, o forte discurso do presidente da Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RO), Andrey Cavalcante, que fez duras críticas às manobras da presidente da República, Dilma Rousseff, e da alta cúpula do governo federal para esvaziar investigações, modificar o curso de processos e proteger envolvidos em casos de corrupção. “Há indícios muito fortes de que a Presidente da República tenha agido diretamente e através de seus ministros para influir sobre processos judiciais em curso e, ainda, mais concretamente, nomeando um ex-Presidente para seu ministério com o primordial fim de lhe conceder foro privilegiado no Supremo Tribunal Federal. Da mesma maneira há provas que indicam manobras de seus Ministros para tentar intimidar diretamente membros da Excelsa Corte” e disse, incisivo, “A governabilidade não pode ser alcançada por meio da corrupção.”
DEBATE DOS REITORÁVEIS DA UNIR
Por iniciativa do Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal de Rondônia, será realizado no próximo dia 28 de março de 2016, segunda-feira, às 17h, um novo debate entre os candidatos que disputam a Reitoria da UNIR. O encontro será realizado no Auditório Paulo Freire no Campus da Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho – BR 364, Km 9,5 sentido Acre. Todos os candidatos receberam convites pessoalmente no dia 17/03/2016, os candidatos: Ari Ott, Júlio Rocha e Júlio Gambarra confirmaram presença, a candidata Eleonice Dal Magro ainda não confirmou sua participação.
RECUPERAÇÃO JÁ DA BR-319
O presidente do Sistema Fecomércio Amazonas, Dr José Roberto Tadros, ontem (23), na exposição desenvolvida durante a VI reunião Ampliada do Parlamento Amazônico, defendeu a rápida reconstrução da BR-319: Manaus/Porto Velho por ser um caminho mais rápido e mais curto para o transporte dos produtos do Polo Industrial de Manaus, bem como por ser , por sua posição geográfica, a única ligação terrestre do Amazonas, que possibilita inclusive a inclusão de áreas, hoje, isoladas e será, no futuro, o principal eixo de integração com a Ferrovia inteligando a Amazônia Brasileira à Colômbia e o Caribe. Para Tadros somente o descaso com as prioridades da região explica o abandono e os quase vinte anos que estão levando para recuperar uma estrada essencial para a Amazônia.
DESEMBARCANDO RÁPIDO
O senador Acir Gurgacz (PDT-RO), atendendo aos apelos de seus eleitores e das ruas, declarou ser favorável ao impeachment de Dilma e afirmou que vai defender o desembarque do PDT da base aliada. Gurgacz alterou seu posicionamento em razão da crise econômica e também pelos fatos ocorridos nas últimas duas semanas, entre eles, a nomeação do ex-presidente Lula da Silva para a Casa Civil. E foi enfático sobre sua defesa anterior da presidente “O meu apoio era para a presidente Dilma. Não para Lula e o PT”. Não se pode reclamar de quem atende ao bom senso.
LOGÍSTICA COM PAÍSES VIZINHOS ESBARRA NA LOGÍSTICA
São os gargalos logísticos, em especial da malha de transporte nacional, que tem comprometido o potencial de exportação do Brasil com nove de seus 11 parceiros comerciais na América do Sul. Segundo o relatório ‘Desafios para a Integração Logística na América do Sul’, o potencial exportador do Brasil tem sido frustrado pelas dificuldades de transporte. O cálculo é de que, por ano, cerca de US$ 1,5 bilhão em produtos manufaturados, como carros, têxteis e alimentos, deixa de entrar na conta de comércio com os países vizinhos por causa das péssimas condições de infraestrutura, seja em rodovias, portos ou ferrovias. Os dados mostram que as exportações para a Argentina, o principal parceiro comercial do Brasil na região, têm hoje desempenho 7% inferior à sua real capacidade por conta das rotas deterioradas de acesso entre os dois países. No Peru e na Colômbia, esta frustração é de 5% do seu potencial. A Venezuela (4%), o Chile (3%), o Suriname (2%), a Guiana, Paraguai e Uruguai, com restrição de 1% em seus desembarques potenciais. Apenas Bolívia e Equador não apresentaram alterações.
CAI ENDIVIDAMENTO NACIONAL
A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), apurada mensalmente pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), registrou a segunda queda consecutiva em março e mostra que 60,3% das famílias estão endividadas com cheque pré-datado, cartão de crédito, cheque especial, carnê de loja, empréstimo pessoal, prestação de carro e seguro. Embora o total seja menor do que o registrado em fevereiro, de 60,8%, ele é maior do que o percentual em março de 2015, 59,6%. Apesar do recuo do percentual de famílias endividadas, o total dos que possuem dívidas ou contas em atraso aumentou de 23,3% para 23,5%. Na comparação anual, esta diferença é ainda maior, já que, em março de 2015, este total era de 17,9%. O percentual de famílias que declararam não ter condições de pagar suas contas ou dívidas em atraso e que, portanto, permaneceriam inadimplentes teve uma redução apenas na comparação mensal, atingindo 8,3% em março ante 8,6% em fevereiro de 2016 e 6,2% em março de 2015.
Add Comment