É preciso se motivar sempre. “As pessoas dizem frequentemente que a motivação não dura. Bem, nem o banho – e é por isso que ele é recomendado diariamente” (Zig Ziglar).
FELIZ 2022!
Chegamos ao final de 2021. Como todos os anos foi um ano de altos e baixos em que a política foi dominante, daí o clima de que tivemos um ano muito ruim. Não foi, exceto para os que se foram ou os que tiveram perdas muito grandes. Perdi um irmão, mas, a culpa não foi do ano nem de ninguém. Não conheço quem possa evitar a morte, exceto nas palavras pouco sensatas de ideólogos. Como economista vejo o crescimento previsto de 4,5%, depois de quase dois anos de restrições por causa da pandemia, como um grande resultado. A inflação alta já era esperada depois dos problemas de fechamento de fábricas e do comércio. Mas, o crescimento do emprego é um bom sinal para o futuro. Não faço parte dos que são otimistas inveterados, mas, com realismo, percebo que teremos um 2022 bem melhor, apesar do período eleitoral que deve exacerbar a loucura política. Mas, faz parte da realidade. Vamos para 2022 e, sinceramente, desejo aos meus amigos e leitores um feliz ano novo. Vamos trabalhar e torcer por dias melhores.
PREFEITURA DE PORTO VELHO PRORROGA PRAZO DE REFIS MUNICIPAL
Sem dúvida trata-se de uma ótima notícia para a população a prorrogação do
prazo para a adesão ao Programa de Estímulo à Regularização Fiscal de Contribuintes (Refis Municipal 2021) realizado na última quarta-feira (29). Agora os contribuintes em débito com o município de Porto Velho poderão ingressar no programa até o dia 31 de março de 2022. A decisão veio através da Lei Complementar nº 881, de 28 de dezembro de 2021, publicada no Diário Oficial do Município (DOM). Na prática, o contribuinte passa a ter a opção de fazer jus ao regime especial de consolidação, parcelamento e pagamento dos débitos junto ao município. O programa é uma oportunidade para que o contribuinte se regularize perante o município e evite execução fiscal. O Refis permite a negociação de débitos de Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN), Imposto Territorial Urbano (IPTU), Taxa de Resíduos Sólidos (TRSD) e demais Taxas Municipais. O estímulo também alcança Foros, Autos de Infração de ISSQN, Auto de Infração de Funcionamento, de Vigilância Sanitária, de Obras, de Meio Ambiente, de Posturas, de Uso de Bem Público, de Transporte, inclusive os impostos que já tenha sido objeto de parcelamento. Os débitos podem ser consultados no portal Secretaria Municipal de Fazenda (Semfaz) ou presencialmente no prédio da pasta, das 8h às 14h, sem necessidade de agendamento. A sede da Semfaz fica localizada na avenida Sete de Setembro, 744, no Centro.
PREFEITURA ANUNCIA REAJUSTE DO IPTU E TRSD IGUAL À INFLAÇÃO OFICIAL
A partir da próxima segunda-feira, dia 3 de janeiro, o contribuinte de Porto Velho poderá consultar os valores do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e Taxa de Resíduos Sólidos Domiciliares (TRSD) no site da Secretaria Municipal de Fazenda (Semfaz). Já a data para o envio dos carnês está prevista a partir do dia 16 de janeiro, via Correios. Os descontos para quem realizar o pagamento integral até o dia 31 de janeiro é de 20%; de 10% até o dia 28 de fevereiro. Esgotados os prazos para o pagamento antecipado, os tributos serão fixados no valor integral sem multa e sem juros até 31 de março. Os valores das taxas sofreram reajuste de 10,67%, conforme o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) em comparação aos valores de 2021. Se o contribuinte optar pela Cota Fácil, onde estão embutidas as taxas do imposto predial e TRSD, a data para o pagamento com 20% de desconto vai até 31 de janeiro. Todas as taxas podem ser pagas em qualquer rede bancária, em qualquer lugar do Brasil, inclusive pela internet.
QUEDA DA TAXA DE DESOCUPAÇÃO MOSTRA CRESCIMENTO DO EMPREGO
A taxa de desocupação no Brasil diminuiu para 12,1% no trimestre encerrado em outubro (agosto, setembro e outubro). O percentual é o menor desde o trimestre encerrado em fevereiro de 2020, quando a taxa foi de 11,8%. Os números atuais representam 12,9 milhões de pessoas desempregadas. Os dados foram divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). A taxa de desocupação-os que estão à procura de emprego está em queda desde o trimestre encerrado em abril deste ano, quando chegou a 14,7%. Em relação ao mesmo trimestre de 2020, a taxa recuou 2,5 pontos percentuais. Na época, o desemprego foi de 14,6%. Assim, a população ocupada chegou a 94 milhões de pessoas, ou 54,6% das pessoas em idade para trabalhar. Em um ano, foram 8,7 milhões de trabalhadores que voltaram ao mercado de trabalho. Houve um aumento do número de pessoas ocupadas em 6 das 10 atividades analisadas, incluindo comércio, indústria e serviços. Os trabalhadores com carteira assinada no setor privado impulsionaram a alta com mais 33,9 milhões de empregos, um crescimento de 4,1%, ou 1,3 milhão de pessoas. Assim o emprego com carteira no setor privado mesmo sendo menor do que era antes da pandemia encontra-se numa trajetória de crescimento.
AUTOR: SILVIO PERSIVO – COLUNA TEIA DIGITAL
- A opinião dos colunistas colaboradores são de sua inteira responsabilidade e não reflete necessariamente a posição da Folha Rondoniense
Add Comment