SEDAM comprou 17 Hilux fabricadas na Argentina com dinheiro do PDSEAI; Estado pode perder recursos por isso e gente pode ser presa
Lá vai agosto
O último fim de semana de agosto foi agitado. Em Porto Velho tivemos até ameaça de bomba no shopping, o que causou uma grande onda de notícias e especulações em redes de whatsapp e facebook (como qualquer notícia que envolva o shopping). Mas não passou de alarme falso (ainda bem). Tudo que Porto Velho não precisa são de atos de terrorismo. Era só o que faltava mesmo.
Ainda a SEDAM
Na última coluna falamos sobre as 17 camionetes Toyota, modelo Hilux que foram compradas pela SEDAM no apagar das luzes de 2014, uma compra no valor global de R$ 1.641.435,00 com recursos do BNDES. Pois é, só que essa compra foi ilegal. Não poderia ter sido feita e por um detalhe bem simples, não se pode comprar produtos importados com recursos do BNDES se no Brasil houver similares. No caso das Toyotas, elas são fabricadas na Argentina e são importadas para o Brasil. Uma outra ilegalidade é que a ata de registro de preços da qual a SEDAM pegou “carona” estava vencida. Era uma ata do INCRA.
Mas, porque um pode outro não?
Simples, os recursos do INCRA eram de caixa próprio podiam comprar o que bem entendessem, já os da SEDAM não, é dinheiro do BNDES que tinha uma destinação certa, e não estava incluso nisso, a compra de camionetes. O pior é que por causa dessa compra, os recursos do Projeto de Desenvolvimento Ambiental Integrado (PDSEAI) podem voltar e essa história vai terminar em cadeia para alguns. A movimentação na SEDAM foi grande, estão tentando cancelar a compra, o que não é mais possível. Os carros, segundo fontes extra-oficiais, estão no pátio da Coordenadoria Geral de Patrimônio (CGP), onde aguardam os adesivos e a conclusão do processo de seguro.
E os “língua-pretas”
Pois é, como sempre a turma ‘maldosa’ entra no circuito e já envia a informação ainda mais detalhada. De acordo com a ‘rádio-corredor’ um dos entraves para a anulação da compra é que quem pegou um ‘pixuleco’ no negócio, não quer devolver de jeito nenhum. Os ‘repórteres’ da ‘rádio-corredor’ só não sabem dizer quem foi nem quanto foi o valor do pixuleco. O que sabe, segundo eles, é que foi pago adiantado.
Agora as perguntas
Como, mesmo sabendo que a coisa ia dar problema, foram autorizadas as compras dessas camionetes? E o atual secretário, vai ficar impassível diante dessa situação absurda? E será que ele estava sabendo dessa compra? Se sabia, porque não denunciou? Se ele sabia e não adotou medidas saneadoras, pode ser acusado de conivência e se não sabia, será acusado de que? De que adianta, governador, o senhor encher essas secretarias com coronéis, que arrastam policiais e bombeiros para cargos burocráticos para os quais não foram concursados? Isso impede os malfeitos?
Pior
É que por causa dessa compra, feita às pressas, mas premeditada, a SEDAM poderá perder uma enormidade de recursos e ainda ter que retirar dinheiro de onde não tem para devolver. Fiquem olhando, isso vai dar um confusão danada ainda. Se eu fosse o governador, trocava todo mundo. E fazia pelo blog.
Era só a plumagem
O prefeito de Nova Mamoré Laerte Queiroz está largando as plumas tucanas e ingressando no PMDB. A bem da verdade ele sempre foi um estranho no ninho. Em eleições recentes apoiou candidatos como Acir Gurgacz e o casal Raupp, adversários do PSDB. Só resta saber se na nova legenda terá o espaço que almeja. Laerte sempre sonhou com uma cadeira na Assembleia.
Força total
A Churrascaria Paraná voltou com seu rodízio e de terça a sexta-feira com uma promoção imperdível, nesses dias as mulheres acompanhadas pagam apenas meio rodízio. Uma boa opção para levar a patroa para ela quebrar aquela dieta e recomeçar só na próxima segunda-feira. A Paraná é a churrascaria pioneira da Capital e fica logo ali, na Nações Unidas, 458.
Falando em PMDB
O empresário Dirceu Fernandes, que integra a executiva do PMDB em Rondônia deu algumas dicas sobre como cortar gastos na máquina pública, entre as sugestões está o fim de cargos comissionados, “pra isso tem concursos, estude passe num concurso, ou vai pra iniciativa privada”, disse ele; acabar com viagens e diárias, já que existe a teleconferência; o fim dos carros oficiais, cortar aluguéis de imóveis, veículos , diminuir o número e uso de ar condicionado muita das vezes desnecessário , baixar conta de luz, diminuir e desligar as lâmpadas que não estão usando, e existem tantos outros gastos que devem ser cortados. Segundo ele, “isso é governar é ser gestor é cuidar do dinheiro público, e assim que fazemos nas nossas casas, nossas empresas , cortamos gastos, fazemos economia, cortamos supérfluo”. Honestamente fiquei em dúvida se o recado era para a Dilma ou para o Confúcio. Diz ai Dirceu!!
Enquanto isso
As obras “de ampliação” do ginásio de esportes Cláudio Coutinho, em Porto Velho, estão paradas. O local virou um perigo para os moradores das proximidades que usam o espaço da Deroche Pequeno Franco (ao lado do ginásio) para caminhadas e futebol, porque a vagabundagem tomou conta do mausoléu. Os motivos da paralisação não foram revelados, mas pelos níveis de prosperidade que atingimos nos últimos tempos, segundo o deputado federal Lúcio Mosquini, acho que parou porque o empreiteiro pagou tão bem os trabalhadores que todos foram tirar férias coletivas na França. Ano que vem eles voltam…
Falando em Mosquini
Ele enviou release dizendo que “é contra a volta da CPMF”. Há, agora entendi porque a Dilma recuou. Sem o apoio dele não tinha mesmo como passar no Congresso.
EMP
E agora podemos adotar a “Escala Mosquini de Prosperidade” ou simplesmente EMP para o Estado de Rondônia.
E o DER?
Pois é, o DER continua um problema. A última aconteceu neste fim de semana em Buritis, quando uma máquina nova do DER despencou da carroceria de um caminhão e caiu dentro de um rio. O caminhão, de propriedade particular, transportava uma máquina pública. Tá, foi um acidente, mas quem vai pagar a conta? E o que essa máquina fazia na carroceria de um caminhão particular? E o coronel estava onde que não vê uma coisa dessas? E onde anda o Ministério Público que não coloca um freio nessa bagunça?
Sabe onde também “zicou”?
As obras do Parque da Baixada, na rua Florianópolis, no Setor 3 em Jaru. Uma obra de quase R$ 10 milhões. E sabe quem fez a limpeza do canal? o DER, o mesmo que acha que dá conta de fazer o anel viário de Ji-Paraná que a gente sabe exatamente como vai ficar. Em Jaru está assim.
Para contatos
Fale conosco pelos telefones (69) 3225-9979 ou 9363-1909. Também estamos nowww.painelpolitico.com e www.facebook.com/painel.politico e no Twitter (@painelpolitico). Caso prefira, envie correspondência para Rua da Platina, 4326, Conjunto Marechal Rondon. Whatsapp 9248-8911.
Clínica Mais Saúde informa: Tirar uma soneca reduz o risco de infarto e derrame
Tirar uma soneca de meia hora ou mais durante o dia ajuda a reduzir a pressão sanguínea, o que, consequentemente, diminui o risco de eventos cardiovasculares, como infarto e acidente vascular cerebral (AVC). É o que diz um estudo apresentado durante congresso da Sociedade Europeia de Cardiologia, realizado em Londres, na Inglaterra, entre os dias 29 de agosto e 02 de setembro. O novo estudo, realizado por pesquisadores da Grécia, analisou o efeito da soneca em 386 pacientes com pressão alta e idade média de 61 anos. Os resultados mostraram que os participantes que tiravam uma soneca após o almoço tinham uma pressão sanguínea 5% mais baixa do que aqueles que não tinham esse hábito. Este grupo também apresentou um risco menor de sofrer com danos nas artérias e no coração, decorrentes da pressão alta. O impacto parece pequeno. Mas não é. Manolis Kallistratos, principal autor da pesquisa e cardiologista no Hospital Geral Asklepieion Voula, em Atenas, na Grécia, ressalta que estudos anteriores mostraram que quedas ainda menores na pressão arterial diminuiram o risco de eventos cardiovasculares em até 10%. O estudo também encontrou uma associação entre a duração das sonecas e a hipertensão: aqueles que dormiam cerca de uma hora apresentaram os melhores resultados na redução da pressão sanguínea.
Add Comment