Neste domingo (8), em que foi comemorado o Dia Internacional da Mulher, a apresentadora de TV libanesa Rima Karaki teve de ter fibra para mostrar a um homem o grande significado da data: respeito mútuo, direitos iguais.
Em resposta a provocações, Karaki, que comanda um programa jornalístico no canal libanês Al-Jadeed TV, cortou uma entrevista ao vivo com o estudioso muçulmano sunita Hani al-Seba’i depois que ele a desrespeitou no ar, mandando-a “calar a boca” para ouvi-lo, e dizendo que era indigno para ele ser entrevistado por ela, uma mulher.
Karaki estava entrevistando al-Seba’i sobre a questão dos cristãos estarem se unindo aos militantes do Estado Islâmico no Oriente Médio. Al-Seba’i, que está sediado em Londres, desconversou, e começou a falar sobre o histórico dos cristãos se unirem ao Islã, desde os anos 1970, em vez de ir direto à questão atual. Karaki interveio: “Dr al-Seba’i, vamos nos concentrar no presente. No momento, que slogans são usados para atrair (cristãos) para esses grupos?”
Bastou essa simples intervenção para o estudioso começar a reagir enfurecido. “Escute bem, não me interrompa. Vou responder como quiser. Que tipo de comportamento é esse? Não vou responder da maneira como você quer, porque estou aqui para apresentar a ideia em que acredito”, disse al-Seba’i.
Karaki manteve-se calma, e pediu “por favor” para ele não ficar irritado. “Nós respeitamos você e sei que quer dar uma resposta completa, mas não temos tanto tempo”, disse ela, mas al-Seba’i a acusou de agir como os “ricos e poderosos”.
Karaki disse, então, que daria mais tempo ao estudioso, mas antes impôs respeito: “Vá em frente, mas não me dê adjetivos. Nesse estúdio, eu comando o show. E, em seu benefício, estou avisando que não temos tanto tempo para discutir a história, senão não falaremos da nossa questão”.
Então, o muçulmano começou: “Você está pronta? Cale a boca para que eu possa falar”. Ao que Karaki reagiu: “Como pode um xeique como o senhor mandar uma apresentadora de TV calar a boca?”.
Mas Al-Seba’i foi mais além. “É indigno para mim ser entrevistado por você, uma mulher que …”
E então, o microfone dele foi desligado. Karaki concluiu para os espectadores: “Ou não existe respeito mútuo, ou a conversa acaba”.
Após o acontecido, Karaki tem sido bastante elogiada por sua postura nas redes sociais.
Fonte: Epoca
Add Comment