Policial

Vídeo mostra policiais jogando spray de pimenta no rosto de cidadão após a Banda; PM de Rondônia diz que reagiu com ‘‘uso racional’’ da força

Confira o pronunciamento do órgão de Segurança Pública na íntegra

O desfile da Banda do Vai Quem Quer foi considerado um sucesso pelos seus realizadores, que, por sua vez, alegam ter levado 250 mil foliões às ruas de Porto Velho no último sábado (18).

Isto, após dois anos sem passar pelas ruas da Capital em decorrência da pandemia de Coronavírus (COVID-19/SARS-CoV-2).

Também no comunicado oficial da presidente da entidade, Siça Andrade, houve agradecimentos à Polícia Militar (PM/RO) que, além da segurança, participou do festejo com a banda da instituição tocando os hinos Nacional, de Rondônia e da Banda do Vai Quem Quer.

“Agradeço imensamente em nome do comandante da Polícia Militar, James Alves Padilha, o apoio através da segurança de nossos foliões”, disse Siça.

As intercorrências ocorreram após o encerramento.

Pessoas alegam que alguns policias agiram com truculência na hora de cumprir a ordem de desobstrução das vias ocupadas, excepcionalmente e durante período pré-determinado, lançando inclusive spray de pimenta nos rostos de cidadãos e cidadãs a esmo, sem que estivessem apresentando quaisquer obstáculos ao cumprimento da ordem ou reagindo contra a PM/RO.

Há um vídeo circulando nas redes sociais onde é possível ver o mesmo sujeito, com as mãos abaixadas, sendo atingida pelo menos quatro vezes por disparos de spray no rosto.

CONFIRA:

Em outras imagens, veiculadas por página de notícias no Instagram (@noticasportovelho), uma moça está no chão, aparentemente agonizando, esperando atendimento enquanto amigos gritam por socorro alegando que ela seria alérgica.

VEJA:

O site Na Hora Online noticiou que até um juiz chegou a ser abalroado por cacetadas durante a incursão: sobre isso, não há manifestação de qualquer entidade classista nem mesmo do Tribunal de Justiça (TJ/RO).

A reportagem do veículo de comunicação, no entanto, alegou que o magistrado em questão “deve ter nas mãos o nome de todos aqueles que estavam atuando de forma não justificável nesse triste episódio”. A notícia não relata eventuais medidas a respeito.

Lado outro, o Comando-Geral emitiu nota justificando as ações alegando que policiais foram atacados com garrafas de vidro, e, em decorrência disso, foi “necessário, portanto, o uso racional da força, com o uso de instrumentos de menor potencial ofensivo objetivando repelir a injusta agressão e resgatar a ordem pública”.

CONFIRA A NOTA NA ÍNTEGRA:

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Polícia Militar do Estado de Rondônia vem a público informar, diante das manifestações em redes sociais sobre o trabalho de dispersão e liberação de vias após o término do desfile da Banda do Vai Quem Quer, ocorrido na noite de ontem, 18 de fevereiro, que a ação é atividade regular dentro do planejamento dos policiamentos de Carnaval, visando garantir a ordem pública, com a retirada de pessoas das vias públicas para normalizar o fluxo de trânsito após o período autorizado de interdição.

Assim, com o fim do evento carnavalesco da Banda do Vai Quem Quer, houve o início dos trabalhos de desobstrução das avenidas 7 de Setembro e Carlos Gomes, sendo que nesta última, em determinado ponto, após as equipes policiais realizarem contato com os proprietários de carros de som que estavam na via, houve resistência contra as determinações da PM, inclusive com lançamento de garrafas de vidro contra o pelotão de Força Tática, sendo necessário, portanto, o uso racional da força, com o uso de instrumentos de menor potencial ofensivo objetivando repelir a injusta agressão e resgatar a ordem pública.

A Polícia Militar de Rondônia, instituição responsável pela preservação da ordem pública no Estado, se mantém atuante em respeito às normas em vigor e na promoção de segurança a população rondoniense.

O Governo de Rondônia veiculou notícia sob o título “Polícia Militar realiza segurança dos foliões no maior evento carnavalesco do estado de Rondônia”.

Para o coordenador de Planejamento Operacional, coronel PM Marcos Freire, a Banda do Vai Quem Quer “foi um evento com muita tranquilidade, tivemos poucas ocorrências policiais”.

E anotou ainda:

“A Banda do Vai Quem Quer, que é o maior evento carnavalesco do Estado, tem se tornado um evento de paz. As pessoas vão curtir, se divertir e brincar, e a Polícia Militar esteve presente durante todo o evento e após, para que as estas pudessem retornar para suas casas com total segurança”, encerrou.

FONTE: RONDONIADINAMICA.COM

Comentar

Print Friendly, PDF & Email

COMPARTILHE

BAIXE NOSSO APLICATIVO

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

TEMPO REAL

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com