Não quero saber, nunca devolvi, mas, a vida é cruel: cobra! “A maldade não deve ser devolvida, deixe para a vida cobrar” (Luara Quaresma).
EXPOSIÇÕES GRATUITAS PARA A POPULAÇÃO
Na Casa de Cultura Ivan Marrocos, a I Mostra da História da Visão Humana e a Invenção dos Óculos está aberta à visitação da população. Segundo Margot Paiva, curadora da exposição e diretora da unidade, a iniciativa partiu de um grupo de oftalmologistas e empresários do ramo, que se juntaram para mostrar a história dos óculos e a importância de um dos principais sentidos humanos: a visão. Anunciado também que o Museu da Memória Rondoniense irá iniciar suas atividades, este ano, com a abertura da 17ª Semana Nacional de Museus, com a exposição sobre a Festa do Divino Espírito Santo, que acontece anualmente no Vale do Guaporé. O evento de lançamento da semana será no dia 13 de maio, gratuito e aberto à população.
PREFEITURA FACILITA LICENCIAMENTO DAS CONSTRUÇÕES
‘Inovações no Licenciamento de Construções’. Esse foi o tema do workshop realizado pela Prefeitura de Porto Velho, na tarde desta segunda-feira (1/4), no Teatro Banzeiros. O evento, organizado pela Agência de Desenvolvimento do Município, contou com a presença de vários segmentos da construção civil. Uma das principais inovações foi apresentada pela Coordenadoria Municipal de Tecnologia da Informação (CMTI), trata-se de uma ferramenta integrada entre as secretarias, para realizar todos os procedimentos via internet, desde o licenciamento, alvará de construção até o habites. Para entrar em funcionamento, falta somente a legislação e regulamentação do sistema para uso virtual. O presidente da Agência, Marcelo Thomé, destacou o licenciamento simplificado, por meio da mudança de leis que já não representavam os interesses do Município. “Isso fez com que 90% das exigências para novas obras fossem facilitadas. Hoje, o plano é bastante simples e está totalmente desburocratizado”, comentou, acrescentando que tais medidas contribuem para o aquecimento da economia e geração de emprego e renda.
GOVERNO E ASSEMBLEIA CHEGAM A ACORDO SOBRE TAXAS CARTORÁRIAS
Depois de intensas conversações, afinal se chegou a um entendimento, entre o governo estadual e os deputados estaduais, que mantiveram, na votação da terça-feira (2), os vetos do Governo aos projetos de Lei Complementar 252/18 e 1118/18, que revogaram leis criadas em 2015, estabelecendo percentuais de custas e emolumentos cartorários em fundos criados para beneficiar a Defensoria Pública, o Ministério Público, a Procuradoria Geral do Estado e o Tribunal de Justiça de Rondônia. Por outro lado, o Executivo já enviou para a Assembleia Legislativa novos projetos que reduzem a taxa de custas e emolumentos dos serviços extrajudiciais em Rondônia, que hoje somam 22,5% e cairão para 11,5%, como parte no acordo feito com os parlamentares. No ano passado, os deputados revogaram a Lei Complementar nº 837/2015, através do Projeto de Lei Complementar 252/18; e a Lei Ordinária 3.573/15, através do Projeto de Lei 1118/18. Mas, o Executivo vetou as duas matérias, através dos vetos 001/19 e 002/19, respectivamente. A questão, agora, chegou ao fim com o entendimento que beneficia a população com uma baixa de quase 50% dos custos cartorários.
EMPREENDEDORISMO TEM ESTAÇÃO HACK NA ESTRADA EM MANAUS
O Facebook e a Artemisia, organização pioneira no apoio a negócios de impacto social no Brasil, levarão um programa gratuito de mentoria para empreendedores de Manaus. A iniciativa itinerante, que será realizada em 26 de abril, oferecerá apoio para startups de impacto social e ambiental. As inscrições estão abertas até 14 de abril para empreendedores e até 24 de abril para plateia. O empreendedor que mais se destacar no projeto será convidado para uma vivência em São Paulo, dentro da Estação Hack– primeiro centro para inovação do Facebook no mundo. As inscrições para startups e para plateia interessada na temática de empreendedorismo de impacto podem ser feitas pelo site https://artemisia.org.br/aceleradoraestacaohack/naestrada/. Para participar das aulas de programação, os interessados poderão se inscrever pelo link https://estacaohacknaestrada.mastertech.com.br/. Gratuita, a programação de um dia do Estação Hack na Estrada foi formatada para disseminar a cultura empreendedora de impacto social. O evento também terá parte de sua agenda aberta ao público interessado no tema de empreendedorismo e impacto social, com painéis com empreendedores acelerados pelo Facebook e Artemisia dentro da Estação Hack em São Paulo, que vão compartilhar suas experiências, barreiras e principais aprendizados em suas trajetórias. Além da mentoria para startups, no mesmo dia, o Estação Hack na Estrada irá levar aulas gratuitas de programação para até 100 jovens de 16 a 25 anos em cada uma das cidades em parceria com a Mastertech, organização que atua no desenvolvimento de habilidades em tecnologia. As aulas serão focadas na construção de conhecimento em programação e os alunos irão aprender a construir seus próprios sites.
VENDAS DA PÁSCOA DEVEM CRESCER PELO TERCEIRO ANO
Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), as vendas do varejo na Páscoa deste ano deverão crescer 1,5% em relação ao ano passado. Se confirmada a projeção otimista, este será o terceiro ano seguido de crescimento real das vendas, mesmo com um ritmo inferior ao do ano passado, que foi de +2,0%. Cabe lembrar que durante a recessão de 2015 e 2016, as perdas chegaram a 5,2%. “O maior avanço real nas vendas de produtos relacionados à Páscoa ocorreu em 2010 (+9,5%), ano em que a economia em geral cresceu 7,5%”, afirmou o economista-chefe da CNC, Fabio Bentes. A previsão é que os estabelecimentos do varejo alimentício, que sempre são afetados pelo aumento sazonal de vendas em datas comemorativas, faturem cerca de R$ 2,4 bilhões com as vendas voltadas para a Semana Santa deste ano. A pesquisa da CNC aponta ainda que os chocolates, carro-chefe das vendas de Páscoa, estão 5,7% em média mais caros neste ano. Além do preço dos chocolates, as oscilações nos preços das passagens aéreas, que aumentaram em média 10,8%, e passagens rodoviárias interestaduais, que subiram 17,7%, impedem um avanço mais significativo no consumo de bens e serviços relacionados ao feriado da Semana Santa.
ENASERV 2019
“Comércio Exterior de Serviços Abrindo Mercados” será o tema da 10ª edição do Encontro Nacional do Comércio Exterior de Serviços – ENASERV 2019. O ENASERV é promovido pela Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB), com apoio da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), será realizado no próximo dia 16 de abril, em São Paulo, e irá reunir um time de especialistas do setor privado e governo para discutir as principais questões que envolvem o setor. As inscrições, que são gratuitas, já estão abertas e podem ser feitas no site www.enaserv.com.br/2018. Já estão confirmadas as presenças de Marcos Troyjo, secretário especial de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais do Ministério da Economia; Lucas Ferraz, da secretaria de Comércio Exterior do Ministério da Economia; e Rafael Santiago Lima, chefe da Divisão de Assuntos Internacionais da Receita Federal. A expectativa é de um público de cerca de 600 participantes, entre empresários, executivos, autoridades do governo, dirigentes de entidades, consultores e especialistas, corretores e operadores, profissionais de bancos e seguradoras, representantes diplomáticos e comerciais, entre outros.
AUTOR: SÍLVIO PERSIVO – COLUNISTA TEIA DIGITAL – PROFESSOR, ECONOMISTA, JORNALISTA E ESCRITOR
Add Comment