Cidades

Usina de Samuel anuncia abertura das comportas e há possibilidade de alagamentos em Candeias do Jamari e Porto Velho

As comportas podem despejar no rio até um milhão e quinhentos mil litros de água por segundo

A Eletronorte vai abrir as comportas do vertedouro da Usina Hidrelétrica Samuel, em Rondônia, na quinta-feira, 3 de março de 2022. A abertura acontece em decorrência das chuvas excepcionais ocorridas nos últimos dias na bacia do Rio Jamari.

As vazões afluentes ao reservatório da Hidrelétrica Samuel atingiram valores da ordem de 2.200 m3/s, o que representa vazões que acontecem a cada 50 anos.

A abertura das comportas do vertedouro acarreta aumento da vazão à jusante da barragem, que pode causar o alagamento das áreas de várzea do rio Jamari (RO) abaixo da usina hidrelétrica de Samuel. Após abertas, as comportas podem despejar no rio até um milhão e quinhentos mil litros de água por segundo durante o tempo que permanecerem as grandes quantidades de chuvas.

Como faz todos os anos, a equipe de Meio Ambiente da Eletronorte informa as comunidades ribeirinhas e a Secretaria de Meio Ambiente de Rondônia sobre o andamento das ações de abertura do vertedouro da Usina Hidrelétrica de Samuel.

A Hidrelétrica Samuel está localizada no Rio Jamari, município de Candeias do Jamari, em Rondônia, a cerca de 52 km da capital Porto Velho, e possui capacidade instalada de 216 MW.

FONTE: AGÊNCIA ELETRONORTE

Comentar

Print Friendly, PDF & Email

COMPARTILHE

BAIXE NOSSO APLICATIVO

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

TEMPO REAL

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com