Mundo

UE aprova fundo de 1,8 bilhão de euros à África para conter imigração

Reunidos em Malta, líderes europeus e africanos buscam uma resposta para o drama humanitário dos refugiados

VALETA, Malta — A União Europeia aprovou nesta quinta-feira um fundo de ajuda à África de 1,8 bilhão de euros para conter a crise migratória e convidou a todos os 28 Estados membros do bloco a contribuir com mais recursos para dobrar esse valor. Mas, até agora, os europeus só se comprometeram em destinar 78 milhões de euros. Enquanto líderes dos dois continentes estão reunidos em Malta para buscar uma resposta para o drama humanitário que afeta centenas de milhares de pessoas, o fluxo de refugiados para a Europa não para, e a Suécia informou que vai introduzir controles temporários nas fronteiras.

— Não é fácil. Europa e África não podem dar as costas. Temos que enfrentar juntos e construir um futuro próspero para nosso povo — respondeu o presidente de Senegal, Macky Sall.

Foras mais de 20 horas de discussão até a apresentação do projeto, o que dá uma ideia da dificuldade para as partes chegarem a um acordo. Os africanos buscam a legalização dos canais de viagem para a Europa, mas os europeus resistem e indicam que os migrantes sem direito de asilo serão devolvidos. As questão estarão na declaração a ser divulgada, mas ainda não está definido como será implementado.

— Temos que promover as relações amistosas com África e oferecer ajuda, mas ao mesmo tempo expor as demandas e expectativas — disse a chanceler alemã, Angela Merkel, muito pressionada em seu país pela resposta à crise.

Por sua vez, o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, apelou para os países europeus a engrossarem o novo fundo. O Executivo do bloco se comprometeu em ceder 1,8 bilhão de euros, mas ele pede mais ajuda.

— Convidamos os Estados a se comprometerem mais, não é suficiente — disse Juncker.

Mas, um problema enfrentado pelos africanos é que a chegada massiva de sírios no continente ganhou destaque nos últimos meses. Diante disso, eles reclamam que a Europa está disposta a dar 3 bilhões de euros a um só país, a Turquia, e um valor menor para todo um continente, informaram diplomatas.

 

Fonte: oglobo

Comentar

Tags

About the author

Gomes Oliveira

Add Comment

Click here to post a comment

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

COMPARTILHE

ESPAÇO EMPRESARIAL

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

CONTEÚDO PAGO / PATROCINADO

BAIXE NOSSO APLICATIVO

COLUNISTAS

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

ENTREVISTA

RONDÔNIA

AMAZÔNIA / REGIÃO NORTE

RELIGIÃO

PUBLICIDADE

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
pt_BRPortuguese
Powered by TranslatePress