Interessante

Turismo de Rondônia desenvolve políticas conjuntas aos gestores municipais

Em cumprimento ao Plano Estratégico de Rondônia, que no setor de turismo projeta aumentar em 20% o fluxo de turistas e taxa de ocupação dos hotéis e pousadas, o governo de Rondônia por meio da Superintendência Estadual de Turismo – Setur concluiu o 1º Encontro de Gestores Municipais de Turismo de Rondônia. O encontro ocorreu no Palácio Rio Madeira, em Porto Velho e teve a participação de secretários, interlocutores e representantes regionais.

Os programas de fomento ao turismo, Rondônia para todos, Viaja mais Servidor, Aqui tem turismo e o Viva Rondônia, são os principais investimentos do Estado, segundo o governador Marcos Rocha. “O eixo turístico é um impulsionador da economia rondoniense. Nossa meta é trazer mais turistas para apreciar nossas belezas naturais, nossa população e nossa comida”, pontuou.

A interlocução, na qual a Setur alcançou durante as reuniões do encontro de gestores municipais, foi apontada pelo secretário da pasta, Gilvan Pereira Junior, como fundamentais para orientar o planejamento de uma pauta de desenvolvimento de turismo. “O governo do Estado não vai alcançar as metas de turismo sozinho. Os gestores municipais estão na ponta e conhecem as potencialidades do seu município. O encontro foi importante para que eles tenham o olhar técnico para desenvolver gestão compartilhada com todos os atores da sua região”, enfatizou.

PONTOS TURÍSTICOS

Além da articulação da Setur, a capacitação e troca de experiências durante os dias de encontro, teve a participação de 40 secretários municipais ou representantes das cidades, a Federação do Comércio do Estado de Rondônia – Fecomércio e a Empresa Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia – Emater, que ministraram palestra sobre turismo rural. O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae apresentou aos presentes; estatísticas de turistas que chegam a Rondônia para atividades econômicas ou de lazer.

A interatividade junto aos munícipes marcou segundo os presentes, o início dos trabalhos em conjunto para aprimorar o turismo em todo o Estado. Serão ainda desenvolvidas ações; como capacitação pelo Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional de Rondônia – Idep , cursos de guias de turismo, projetos dentro de instituições de ensino, campanhas de promoção de publicidade turística, entre outros.

Segundo o Portal Invest Rondônia, as sete regiões turísticas estaduais, compostas por 25 municípios têm expectativa anual de receber mais de 250 mil turistas, que movimentam lucro acima de R$ 150 milhões.

FONTE: SECOM/RO

FRNEWS TV: Intercâmbio técnico fortalece parceria entre SENAR Rondônia e SENAR Mato Grosso

CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E ACESSE NOSSO APLICATIVO NA NUVEM

COLUNISTAS

PUBLICIDADE

Acesse nossa Página do Facebook

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

  • Coluna Teia Digita: Micro e Pequenas empresas exige mudanças para enfrentar 2027 – Por Silvio Persivo

    Que nem promessa de político depois das eleições. “Estou tentando escrever uma autobiografia. Mas, não me lembro nem de ontem” (Keith Richard). BANCOS DE RONDÔNIA SUSPENDERAM ATENDIMENTO PRESENCIAL NA QUINTA-FEIRA Os bancários de Rondônia, que reivindicam reajuste salarial, mudanças nos benefícios, entre eles o vale-alimentação, e manutenção dos postos de trabalho, deixaram as agências bancárias […]