O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, viajará em abril ao Peru para participar da Cúpula das Américas, após a qual visitará a Colômbia, em sua primeira viagem oficial à América Latina, informou a Casa Branca nesta sexta-feira.
A Cúpula das Américas ocorrerá em Lima, em 13 e 14 de abril, e a decisão de Trump revela uma reaproximação com a Colômbia, um dos principais aliados dos Estados Unidos na região.
A participação de Trump no encontro foi confirmada após uma conversa telefônica entre o líder americano e o presidente argentino, Mauricio Macri.
Durante a conversa, nesta sexta-feira, Trump “destacou a necessidade de que os países da região trabalhem juntos para devolver a democracia ao grande povo da Venezuela”, destacou a Casa Branca.
A grave crise institucional, econômica e social que atravessa a Venezuela, cuja solução é prioritária para a política do governo Trump na América Latina, deverá ocupar grande espaço nos debates em Lima.
O presidente venezuelano, Nicolás Maduro, que Trump chama de “ditador”, não foi convidado para a Cúpula, mas garante que participará do evento.
A VIII Cúpula das Américas, convocada sob o lema “Governabilidade democrática diante da corrupção”, será a primeira realizada no mandato de Trump.
Washington reafirmou, na semana passada, seu compromisso com a luta contra as drogas na Colômbia, meses após criticar a ação de Bogotá na área.
FONTE: AFP
Add Comment