Mundo

Trump diz que novo presidente do Fed fará ‘bom trabalho’ para reduzir juros

Em reunião de gabinete, o republicano comunicou que o nome do próximo chefe do Banco Central dos Estados Unidos será anunciado na próxima semana

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta quinta-feira (29) que o próximo presidente do Federal Reserve fará “bom trabalho” na entidade para reduzir a taxa de juros no país. Durante reunião de gabinete, o republicano informou que o nome do novo chefe do Banco Central norte-americano será anunciado na próxima semana.

Desde que retornou à Casa Branca, em janeiro de 2025, Trump tem criticado o atual presidente do Fed, Jerome Powell, em razão do patamar dos juros no país. Na reunião desta quinta, o republicano declarou que o índice está “inaceitavelmente alto”. Ele ainda argumentou que os Estados Unidos deveriam pagar a “menor taxa de qualquer país do mundo” devido ao tamanho e força da economia norte-americana.

Na quarta-feira (29), o Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) manteve os juros na faixa de 3,50% a 3,75% ao ano. Para Trump, a taxa deveria ser de “dois a três pontos percentuais menores”, ou seja, um patamar em torno de 0,50% a 1,75%.

Sucessão no Fed

O mandato de Powell na presidência do Banco Central dos Estados Unidos encerra em maio. Em 2017, ele foi indicado para o cargo por Trump. Em 2022, foi reconduzido à chefia do Fed após o Congresso confirmar a nomeação feita pelo ex-presidente norte-americano Joe Biden.

Para nova gestão do órgão, Trump quer escolher uma pessoa que reduza os juros para a faixa que ele deseja. No entanto, o presidente do Fed não é obrigado a acatar ordens do chefe do Executivo, o órgão possui autonomia para deliberar sobre a taxa.

Até o momento, o republicano entrevistou quatro candidatos para suceder Powell:

  • Kevin Hassett, diretor do Conselho Econômico Nacional dos Estados Unidos;
  • Rick Rieder, diretor a companhia de investimentos BlackRock;
  • Kevin Warsh, ex-integrante do Conselho de Governadores do Fed;
  • Christopher Waller, governador do Banco Central norte-americano.

A aposta do mercado financeiro dos Estados Unidos é de que o indicado por Trump acate a exigência do republicano para reduzir os juros. O setor também acredita que o Comitê Federal de Mercado Aberto deve manter a taxa estável até que o novo presidente do órgão assuma o cargo.

FONTE: JOVEM PAN NEWS

About the author

Gomes

Add Comment

Click here to post a comment

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

COMPARTILHE

TV FOLHA: Corecom/RO homenageia economista Matheus Torrente com Prêmio Liduíno Cunha de Economia 2025

ESPAÇO EMPRESARIAL

    PUBLICIDADE

    PUBLICIDADE

    CONTEÚDO PAGO / PATROCINADO

    CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E ACESSE NOSSO APLICATIVO NA NUVEM

    COLUNISTAS

    RESENHA POLITICA

    TEIA DIGITAL

    ENTREVISTA

    RONDÔNIA

    AMAZÔNIA / REGIÃO NORTE

    RELIGIÃO

    PUBLICIDADE

    WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com