Mundo

Trump anuncia comissão para investigar suposta fraude eleitoral

Em entrevista, presidente adiantou que vice Mike Pence liderará investigação.

WASHINGTON — Em entrevista ao canal “Fox News”, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou que irá criar uma comissão para investigar uma suposta fraude no registro de eleitores – e que irá nomear o vice-presidente Mike Pence para liderá-la. Trump — que perdeu o voto popular por cerca de 3 milhões de votos mas venceu no Colégio Eleitoral — vinha inistindo em uma contestada teoria de que milhões de imigrantes ilegais teriam votado e que a eleição teria sido fraudada.

Na entrevista, porém, o presidente deu a entender sugeriu que a comissão irá focar na investigação dos registros dos eleitores.

— Dê uma olhada nos registros, você tem ilegais, tem pessoas mortas… É uma situação ruim — disse ele.

Nas últimas semanas, Trump vem insistindo na tese de que eleitores estariam registrados em mais de um estado — e, por isso, votaram mais de uma vez em sua ex-rival democrata, Hillary Clinton. Porém, o jornal “The Guardian” publicou recentemente uma reportagem mostrando que a própria filha de Trump, Ivanka, além de membros de seu gabinete, como Steve Bannon, estão de fato registrados em mais de um Estado. Não é crime que um cidadão se registre como eleitor em mais de um estado, mas é proibido votar mais de uma vez.

A entrevista vinha sendo muito aguardada em função de comentários de Trump sobre o presidente da Rússia, Vladimir Putin, divulgados pouco antes. Quando o entrevistador Bill O’Reilly chamou o mandatário russo de “assassino”, o presidente respondeu que os EUA também não são “inocentes”. A resposta de Trump vem sendo repercutida negativamente, inclusive por políticos republicanos.

Nesta segunda-feira, o Kremlin disse que queria um pedido de desculpas da “Fox News” pelos comentários do entrevistador, a que classificou de inaceitáveis.

— Nós consideramos estas palavras da Fox TV inaceitáveis e insultantes. E, honestamente falando, preferiríamos receber um pedido de desculpas de um canal de TV tão respeitado — disse o porta-voz do governo russo, Dmitry Peskov, a jornalistas.

Na entrevista, o presidente americano também inistiu de que o seu decreto presidencial impedindo pessoas de sete países de entrar nos Estados Unidos teria sido “suave”, afetando apenas 109 pessoas – estimativas indicam de que, na verdade, seu veto teria prejudicado mais de cem mil vistos teriam sido revogados.

Em relação à substituição do Obamacare, que cobre 20 milhões de pessoas, o presidente recuou e disse que o processo é mais complicado do que pensava. Trump, que havia prometido substituir o programa em curto prazo, declarou agora que a medida “talvez leve algum tempo, até o próximo ano. Perguntado se iria cancelar o acordo, respondeu: “Veremos o que vai acontecer”.

Trump também disse que o Irã tem “total desrespeito” pelos Estados Unidos e reavivou suas críticas ao acordo nuclear de 2015, costurado por seu antecessor, Barack Obama. O acordo com outras potências mundiais levantou bilhões em sanções econômicas contra o Irã em troca do país restringir seu programa de armas nucleares. Trump disse que esté é o pior acordo que ele já viu ser negociado.

 

Fonte: OGlobo

Comentar

Print Friendly, PDF & Email

About the author

Gomes Oliveira

Add Comment

Click here to post a comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

COMPARTILHE

BAIXE NOSSO APLICATIVO

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

TEMPO REAL

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com