Cultura

Toninho Tavernar, compositor porto-velhense, vence o IV Festival Nova Geração do Samba Paraense

Toninho Tavernar, compositor porto-velhenese, venceu o IV Festival Nova Geração do Samba Paraense com a música “Homem de Fé”, composição sua e da paraense Brenda Moraes que também foi a intérprete do samba vencedor do festival.

O IV Festival Nova Geração do Samba Paraense foi realizado, na noite de sexta-feira, 23, dia de São Jorge – o padroeiro dos sambistas, em forma de live, no Teatro Municipal de Belém.

Foram inscritos 84 sambas e selecionados 16 para a disputa final. O samba de autoria de Toninho Tavernar e Branda Moraes venceu em três quesitos: Melhor música, Melhor intérprete e Aclamação popular.

Toninho Tavernar é um dos mais destacados compositor e cantor da última geração de sambistas rondonienses. É integrante da Ala de Compositores da Escola de Samba Asfaltão e do Projeto Samba Autoral.

Comemorando a tripla vitória do compositor rondoniense, o cronista, compositor popular e advogado, Antônio Serpa do Amaral – o Basinho, escreveu o seguinte texto:

“Com as bênçãos de Oxum, galho de arruda na mão e figa de Guiné no bolso, Toninho Tavernard consagrou-se o grande vencedor do Festival de Samba do Pará deste ano, trazendo para Rondônia a medalha de ouro conquistada em parceria com a cantora Brenda Moraes, que deu um verdadeiro show de interpretação na execução vocal de um samba metafísico cheio de espiritualidade transcendental do começo ao fim!

Chegar ao podium do Festival Nova Geração do Samba Paraense não foi brincadeira, não! Toninho e Brenda fizeram um amálgama qualitativo, uma grande soma de talentos individuais, unificando o sonho, a potência musical e arte de produzir artesanalmente um samba que encanta logo no primeiro frasal, cuja melodia parece advinda dos rincões de umbanda, como um canto invocando  os orixás no Terreiro Santa Bárbara!  Homem de Fé é o seu nome! Da melhor qualidade e do melhor colorido possível, a música do autor rondoniense teve que enfrentar 84 composições concorrentes, sobrepujando-as na manha, por meritocracia, com o molejo de quem chegou chegando, de quem encantou cantando e de quem conquistou conquistando os quesitos de Melhor Música, Melhor Intérprete e Melhor Aclamação Popular! O samba feitiço deixou todo mundo embasbacado com sua força expressional, seu expressivo ritmo contagiante, uma interpretação robusta e avassaladora na voz de Brenda, e uma letra simples mas ao mesmo tempo espiritualizada e super instigante!

Como advogado, o autor Toninho Tavernard deixou o racionalismo jurídico de lado, e quiçá assumindo sua mediunidade de babalorixá, passeou com a desenvoltura de um pai de santo pelo mundo encantado das crenças e crendices populares do sincretismo brasileiro, passando uma mensagem de alto astral, positividade e receitas místicas de bem-aventurança no mundo espiritual!  Assim, a massa do bolo do axé cresceu e se espalhou nos corações das pessoas no Pará, na Amazônia e no Brasil todo, fazendo com que a obra fosse triplamente premiada!

Quem sabe, sabe! Quem não sabe, tira o chapéu e bate palma, como nós estamos fazendo agora!  Parabéns, Toninho! Parabéns, Brenda!  Estamos todos muito orgulhosos de vocês!  Beijo no coração!!!”.

FONTE: ASSESSORIA  –  AUTOR: Adaides Batista dos Santos

Comentar

About the author

Gomes

Add Comment

Click here to post a comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

COMPARTILHE

TV FOLHA AO VIVO – CORREÇÕES DA 1º PROVA DO ENEM

ESPAÇO EMPRESARIAL

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

CONTEÚDO PAGO / PATROCINADO

BAIXE NOSSO APLICATIVO

COLUNISTAS

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

ENTREVISTA

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com