No próximo final de semana, o Grupo Pandora de Teatro apresenta três espetáculos diferentes que foram criados durante a pandemia e trazem um olhar crítico sobre o Brasil. Além das apresentações haverá um bate-papo com Amilton Azevedo, crítico teatral do portal Ruína Acesa
Grupo Pandora de Teatro apresenta mostra de teatro no Facebook do Centro Cultural Tendal da Lapa
No próximo final de semana, de 16 a 18 de julho de 2021, o Grupo Pandora de Teatro apresenta a mostra de repertório virtual #PandoraOnline no Facebook do Centro Cultural Tendal da Lapa (www.facebook.com/
Serão realizadas três apresentações virtuais gratuitas dos espetáculos “Jardim Vertical”, “Autoestrada para Damasco” e “Onde os neandertais vão para morrer”, todos produzidos pelo Grupo Pandora de Teatro durante a pandemia, refletindo um olhar crítico sobre o contexto atual vivido no Brasil.
No dia 16 de julho (sexta-feira), às 16:00, o grupo apresenta “Jardim Vertical”, espetáculo que explora o universo nonsense, trazendo o olhar para a essência da personalidade autoritária no contexto brasileiro, imerso em um universo irreal e distópico.
De forma cômica e satírica, a montagem transita pelo dia-a-dia de uma família que opta por se isolar do mundo externo em seu seguro apartamento no quadragésimo sétimo andar de um edifício. Um paraíso artificial onde o autoritarismo se revela através de aspectos significativos da nossa sociedade, como o conceito de família, as ambições patriarcais, os sonhos e os desejos por mudanças.
No dia 17 de julho (sábado), às 18:00, será apresentada “Autoestrada para Damasco”, uma fábula que se passa na cabine do pedágio de uma estrada isolada, durante uma noite de ano novo. Ao som de uma playlist composta por grandes sucessos dos anos setenta, uma atendente, durante sua jornada cansativa e tediosa de trabalho, acaba descobrindo um grande amor: um Urso – Pardo, sem dinheiro para a tarifa.
No domingo, dia 18 de julho (domingo), às 18:00, é a vez de “Onde os neandertais vão para morrer”, peça que une teatro e audiovisual, e apresenta a história de seis participantes de um reality show feito em uma caverna, que seguem com suas estratégias para vencer, sem saber que uma pandemia devastou seu país.
Inspirado na Alegoria da Caverna de Platão e no pensamento de Achille Mbembe: “A expressão máxima da soberania reside, em grande medida, no poder e na capacidade de ditar quem pode viver e quem deve morrer”, o espetáculo aborda questões sobre as políticas de vida e de morte.
Após a sessão do dia 18 de julho, haverá um bate-papo com participação de Amilton Azevedo, crítico teatral do portal Ruína Acesa.
A mostra #PandoraOnline – Criações em tempos de isolamento vai até o mês de agosto, com apresentações no Teatro de Contêiner, Espaço Cultural Jardim Damasceno, Espaço Enchendo Laje & Soltando Pipa, Teatro Flávio Império, CEU Perus e Ocupação Artística Canhoba, espaços culturais periféricos de São Paulo.
Formado por Caroline Alves, Filipe Pereira, Lucas Vitorino, Rodolfo Vetore, Thalita Duarte e Wellington Candido, o Grupo Pandora de Teatro comemora em 2021, 17 anos de pesquisa continuada no bairro de Perus e 05 anos do Cine Teatro Pandora – Ocupação Artística Canhoba, polo multicultural de Perus, SP.
As ações fazem parte do projeto “Estatísticas dos Pássaros” realizado com apoio da 36° Edição do Programa Municipal de Fomento ao Teatro para a cidade de São Paulo – Secretaria Municipal de Cultura.
Mais informações: www.facebook.com/grupopandora.
SERVIÇO
Temporada #PandoraOnline – Criações em tempos de isolamento
Quando: 16 de julho de 2021 (sexta-feira) – Horário: às 16:00
Espetáculo: “Jardim Vertical”
Sinopse: Uma fábula sobre compensação e artificialidade, apresenta as relações de uma família que vive isolada no quadragésimo sétimo andar de um edifício, onde é preciso abrir espaço para seus sonhos no cotidiano do possível. Duração: 80 minutos. Classificação indicativa: 12 anos – Grátis
Local: Tendal da Lapa – Onde assistir: https://www.facebook.com/
Quando: 17 de julho de 2021 (sábado) – Horário: às 18:00
Espetáculo: “Autoestrada para Damasco”
Sinopse: Uma atendente de pedágio trabalha na noite de Ano Novo. É a véspera das comemorações. Está desanimada, até encontrar seu novo amor, um urso pardo sem dinheiro para a tarifa. Duração: 27 minutos Classificação: Livre – Grátis
Local: Tendal da Lapa – Onde assistir: https://www.facebook.com/
Quando: 18 de julho de 2021 (domingo) – Horário: às 18:00
Espetáculo: “Onde os neandertais vão para morrer”
Sinopse: Seis participantes de um reality show em uma caverna seguem com suas estratégias para vencer, sem saber que uma pandemia devastou seu país. Duração: 25 minutos. Classificação: Livre – Grátis
Após a apresentação do domingo haverá um bate-papo com participação de Amilton Azevedo @miltin, crítico teatral do portal Ruína Acesa @ruinaacesa
Local: Tendal da Lapa – Onde assistir: https://www.facebook.com/
AGENDA COMPLETA:
Quando: 23, 24 e 25 de julho de 2021 – Horário: 20:00
Local: Teatro de Contêiner – Onde assistir:: www.youtube.com/
Após a apresentação do domingo haverá um bate-papo com o Cia. Mungunzá @ciamungunza
Quando: 30, 31/07 e 01 de agosto de 2021 – Horário: 20:00
Local: Espaço Cultural Jardim Damasceno – Onde assistir: www.facebook.com/
Após a apresentação do domingo haverá um bate-papo com Coletivo Ara Ijó @coletivoaraijo
Quando: 06, 07 e 08 de agosto de 2021 – Horário: 20h00
Local: Enchendo laje & soltando pipa – Onde assistir:: www.facebook.com/
Após a apresentação do domingo haverá bate-papo com o Enchendo Laje & Soltando Pipa @enchendolajeesoltandopipa/
Quando: 13, 14 e 15 de agosto de 2021 – Horário: 20h00
Local: Teatro Flávio Império – Onde assistir: www.facebook.com/
Após a apresentação das 20:00 do domingo (15), bate-papo com O Buraco D’Oráculo @buracodoraculo
Quando: 20, 21 e 22 de agosto de 2021 – Horário: 20h00
Local: CEU Perus – Onde assistir: www.facebook.com/CEUPerus
Após a apresentação do domingo haverá um bate-papo com o Programa Teatro Vocacional
Quando: 27, 28 e 29 de agosto de 2021 – Horário: sessões às 17:00 e 20h00
Local: Ocupação Artística Canhoba – Onde assistir: www.facebook.com/
Após a apresentação das 20:00 do domingo (22), bate-papo com Cia Ordinários @ciaordinariosdeteatro
FONTE: ASSESSORIA
Add Comment