Noticias

TCU dá prazo para Defesa apresentar relatório sobre urna

Ministros da Corte de Contas acreditam que, como há uso de recursos públicos na auditoria, Forças Armadas estão sujeitas ao acompanhamento e a possíveis sanções do tribunal

O presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Bruno Dantas, encaminhou um pedido do Ministério Público junto ao TCU ao Ministério da Defesa, no qual o subprocurador-geral Lucas Rocha Furtado solicita que os militares informem o resultado da auditoria paralela que realizaram nas urnas eletrônicas no primeiro turno das eleições.

Em um curto despacho, Bruno Dantas encaminha o pedido formulado por Lucas Furtado para manifestação do Ministério da Defesa, sem estipular nenhum prazo para a resposta dos militares.

No pedido da última sexta-feira, o membro do MP-TCU afirmou que o Ministério da Defesa deveria conceder ao Tribunal “com urgência” as informações. “Considerando que o primeiro turno das eleições ocorreu no domingo passado, o que possibilitaria uma análise inicial dos sistemas de votação pelos agentes fiscalizadores”, assinalou o procurador no pedido.

Furtado ainda diz que é dever do TCU assegurar o princípio da publicidade e da transparência dos atos administrativos”.

Na quinzena que antecedeu a realização do primeiro turno das eleições, o TCU já havia enviado questionamentos aos militares a respeito dos objetivos do Ministério da Defesa sobre a checagem paralela das urnas. Em entrevista coletiva à época, Bruno Dantas explicou que os questionamentos foram enviados às forças armadas na intenção de incluir os procedimentos nos militares no âmbito da auditoria que o TCU está fazendo no processo eleitoral.

No dia das eleições, o TCU conferiu informações de 560 urnas e, de acordo com o presidente do Tribunal, ministro Bruno Dantas, nenhuma inconsistência foi verificada. Antes no pleito, no entanto, ele negou que a apuração serviria para contrapor os militares. “Não temos intenção de contrapor quem quer que seja, mas se houver divergência, sabemos quais critérios que nossos auditores seguiram.”

FONTE: VALOR ECONÔMICO

Comentar

COMPARTILHE

TV FOLHA AO VIVO – FINAL DA COPINHA 2025 – Corinthians x São Paulo – Sábado 25/01/25 ás 09h

ESPAÇO EMPRESARIAL

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

CONTEÚDO PAGO / PATROCINADO

BAIXE NOSSO APLICATIVO

COLUNISTAS

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

ENTREVISTA

RONDÔNIA

AMAZÔNIA / REGIÃO NORTE

RELIGIÃO

PUBLICIDADE

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
pt_BRPortuguese
Powered by TranslatePress