Cidades

TCE abre em Vilhena a 1ª etapa do seminário para membros de Conselhos do Fundeb

Iniciou-se na manhã desta segunda-feira (2), em Vilhena, a primeira etapa do Seminário de Orientação para Membros de Conselhos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais de Magistério (Fundeb), promovido pelo Tribunal de Contas (TCE-RO), por meio da Escola Superior de Contas (Escon).

 

Realizado no auditório do Ministério Público do Estado (MP), parceiro do TCE/Escon, juntamente com a Câmara Municipal de Vilhena, na realização do evento, a capacitação conta com a presença de conselheiros do Fundeb do município-sede e de outros municípios do Cone Sul, bem como da região central do Estado.

 

Fazendo a saudação inicial aos participantes, o assessor da Escola Superior de Contas, Cláudio Uchôa, um dos instrutores da capacitação, explicou os objetivos do seminário, lembrando que o Tribunal de Contas está à disposição de todos os conselheiros do Fundeb, para o esclarecimento de dúvidas que surgem ao longo do trabalho desempenhado frente aos conselhos.

 

Já o conselheiro-substituto Davi Dantas da Silva, que também atua como instrutor no seminário, deu ênfase à necessidade de capacitação dos integrantes dos conselhos sociais, em especial os representantes da sociedade. “É essencial a participação dos pais, dos representantes dos alunos, porque só assim é que vamos ampliar a fiscalização, visando garantir a boa aplicação do dinheiro público e contribuir para melhorar a qualidade do ensino”, acentuou.

 

Especificamente em relação aos Conselhos do Fundeb, Davi Dantas, em sua palestra, disse que é necessário aos conselheiros terem uma participação efetiva, sugerindo, inclusive, a troca de experiências com outros conselhos: “Essa troca de informações é necessária, porque um procedimento que é feito em um município com eficiência, às vezes, pode ser utilizado em outro. É uma boa prática que auxilia no controle”, afirmou.

 

OURO PRETO

 

A primeira etapa do Seminário de Orientação sobre o Fundeb realizado pelo TCE prossegue ao longo desta segunda-feira, encerrando-se nesta terça (3), num total de 16 horas-aula. A segunda etapa será realizada no município de Ouro Preto do Oeste, a partir de quinta-feira, envolvendo os municípios dos vales do Jamari e Guaporé, Zona da Mata e região central.

 

Comentar

Print Friendly, PDF & Email
Tags

COMPARTILHE

BAIXE NOSSO APLICATIVO

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

DIRETO DE ROLIM

TEMPO REAL

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
pt_BRPortuguese