A tecnologia foi criada pela CMI da Prefeitura de Porto Velho para que ocorra maior controle sobre os medicamentos
Implantado em novembro do ano passado, o FarmaPub, uma ferramenta tecnológica da Prefeitura de Porto Velho, utilizada para o controle das farmácias das unidades municipais de saúde, tem facilitado a vida dos cidadãos que necessitam dos remédios disponibilizados pela Rede de Atenção Básica.
A ferramenta mapeia as unidades de saúde onde são disponibilizados os remédios pesquisados pelo público. O FarmaPub permite a localização do medicamento, desde que ele seja padronizado na rede através da Remume (Relação Municipal de Medicamentos Essenciais).
“A finalidade é dar transparência para a população, possibilitando ao cidadão identificar qual a unidade de saúde mais próxima da sua residência dispõe do remédio pesquisado”, explicou o titular da Coordenadoria Municipal de Tecnologia da Informação (CMI), Saulo Nascimento.
Segundo o coordenador, o sistema foi implantado com objetivo de atender a lei da transparência, que é cada vez mais valorizada pela gestão Hildon Chaves. “Essa ferramenta evita que o cidadão saia em peregrinação, de posto em posto de saúde. Dessa forma, ele economizará tempo e também o dinheiro que seria gasto com transporte”, salientou Saulo Nascimento. “Por meio do FarmaPub, a pessoa localiza o posto e consegue saber a quantidade do remédio disponível em cada unidade de saúde”.
Essa ferramenta também é benéfica à administração pública, uma vez que a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) consegue acompanhar o fluxo de medicamentos, abastecendo a farmácia de cada unidade de acordo com as necessidades, evitando erros de lançamento e de quantitativo de medicamentos.
“Os órgãos de controle e fiscalizadores também têm a possibilidade de acessar o mesmo sistema, o que o torna um sistema altamente democrático”, destaca Saulo Nascimento.
FONTE: Comdecom
Add Comment