Justiça

SINDICALISTAS DIZEM QUE ‘NÃO VÃO SE INTIMIDAR’ COM DECISÃO DO STF

SCAS376 SÃO PAULO 19/09/2013 - METRÓPOLE/ECONOMIA - GREVE DOS BANCÁRIOS - Agencias fechadas em bancos na av. Paulista, devido a greve dos bancários.FOTO SERGIO CASTRO/ESTADÃO.

PELEGADA CHAMA DE ‘INTIMIDAÇÃO’ CORTE DO PONTO DECIDIDA NO STF

O movimento sindical afirma que a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de permitir ao poder público cortar os salários de servidores em greve não vai impedir que continuem em protesto contra medidas do governo Michel Temer que consideram prejudiciais aos trabalhadores, como a proposta de reforma da Previdência.

“Nossa categoria não é de recuar com esse tipo de intimidação”, disse Sérgio Ronaldo da Silva, da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef), ligada à Central Única dos Trabalhadores (CUT). A entidade reúne 36 sindicatos que representam 61,5% dos 1,3 milhão de servidores públicos federais.

No dia 11, está marcada paralisações de diversas categorias, como parte de uma estratégia das organizações dos trabalhadores para mobilizar uma greve geral no País. Além da reforma da Previdência, as centrais têm como principais críticas a PEC 241, que limita o crescimento das despesas públicas à inflação pelos próximos 20 anos, a renegociação das dívidas dos Estados e municípios, a medida provisória que altera o ensino médio, a reforma trabalhista, que envolve a terceirização em todas as atividades e a flexibilização da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT).

“A decisão do STF tem um impacto pesado porque faz com que muitas pessoas repensem em aderir às mobilizações”, afirmou Silva. “Como decidimos pela greve geral e estamos preparando a categoria para enfrentar todo esse desmonte, eles estão dando o recado: ‘Façam, mas a consequência será o corte dos salários’. É uma sintonia dos três Poderes contra a classe trabalhadora”, criticou.

A maioria dos ministros do STF acompanhou o entendimento do relator, Dias Toffoli, para quem não deve haver descontos somente nos casos em que a paralisação for motivada por quebra do acordo de trabalho por parte do empregador.

Nesta quinta-feira, 27, o ministro Gilmar Mendes destacou o “tumulto enorme” provocado pela greve de peritos do INSS e pelas paralisações nas universidades, que se arrastam por meses. “Essas pessoas têm o direito de ter o salário assegurado? Isso é greve, é férias, o que é isso? Não estamos falando de greve de um dia. A rigor, funcionário público no mundo todo não faz greve. O Brasil é um país realmente psicodélico”, disparou Mendes. O ministro citou, com ironia, o ex-presidente Lula e questionou se as paralisações em que funcionário público não sofre sanções equivaleriam a férias. “A greve, no mundo todo, envolve a suspensão do contrato imediato. Quem dizia isso era o insuspeito presidente Lula. Greve subsidiada, como explicar?”

A última grande greve dos servidores públicos foi dos médicos do INSS que ficaram quase 140 dias parados – a paralisação se encerrou em janeiro. No período, 2,1 milhões de perícias deixaram de ser feitas.

Fonte: DiariodoPoder

Comentar

Tags

About the author

Gomes Oliveira

2 Comments

Click here to post a comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  • DE FATO, TUDO TEM QUE SER DECIDIDO PELO STF, QUE COISA. SERÁ QUE SÓ O PESSOAL DO SUPREMO É SABIDÃO? SÓ ELES ENTENDEM DE LEIS? SÓ OS MINISTROS TEM O DIREITO DE GANHAR BEM? QUE PAÍS É ESSE QUE SÓ OS POBRES SÃO MASSACRADOS SEM TER O DIREITO DE SE DEFENDER. POR ISSO PEDIMOS UMA INTERVENÇÃO MILITAR PARA VER SE COLOCA AS COISAS NO EIXO, É MUITA BAGUNÇA E CORRUPÇÃO SEM LIMITE.

  • OBS; DEVERIA O STF, FAZER UMA LIMPEZA GERAL NESSE PAÍS, USAR DAS LEIS E CASSAR TODA ESSA TURMA DO PMDB ENVOLVIDOS EM CORRUPÇÃO NA PETROBRÁS. PORQUÊ SÓ ELES PODEM FICAR IMPUNES? A LEI NÃO É PARA TODOS? O POVO CLAMA POR JUSTIÇA, NÃO PODEMOS PAGAR PELOS CORRUPTOS.

COMPARTILHE

TV FOLHA AO VIVO – CORREÇÕES DA 1º PROVA DO ENEM

ESPAÇO EMPRESARIAL

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

CONTEÚDO PAGO / PATROCINADO

BAIXE NOSSO APLICATIVO

COLUNISTAS

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

ENTREVISTA

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com