Velho viajante “Outrora eu era daqui, e hoje regresso estrangeiro, forasteiro do que vejo e ouço, velho de mim. Já vi tudo, ainda o que nunca vi, nem o que nunca verei. Eu reinei no que nunca fui” (Fernando Pessoa).
REELEITO PRESIDENTE DO TCE/RO
Na sessão de quinta-feira (5), o Pleno do Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO) reelegeu, por unanimidade, o conselheiro Edilson de Sousa Silva como presidente para o biênio 2018/19. Também foram eleitos para o biênio 2018/2019, os conselheiros Valdivino Crispim de Souza como vice-presidente; Paulo Curi Neto, corregedor-geral; Benedito Antônio Alves, presidente da 1ª Câmara; José Euler Potyguara Pereira de Mello, presidente da 2ª Câmara; Francisco Carvalho da Silva, ouvidor; e Wilber Carlos dos Santos Coimbra, presidente da Escola Superior de Contas. Disciplinada pela Lei Orgânica e pelo Regimento Interno do TCE, a eleição foi realizada ao fim da sessão plenária da quinta-feira, com os conselheiros votando, em escrutínio secreto, e o exercício dos cargos começa a partir de 1º de janeiro de 2018, prolongando-se até 31 de dezembro de 2019. A posse ocorrerá em dezembro.
UNIR AZUL EDIÇÃO 2017
Nos dias 19 e 20 de outubro, a Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Assuntos Estudantis (PROCEA) da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) realizará, no auditório Banzeiros, a partir das 13h, a Edição 2017 do evento UNIR AZUL, com a temática: “Cultura Surda e os desafios da Pesquisa”. A meta dos idealizadores do evento “UNIR AZUL” deste ano é promover reflexões, discussões e análises sobre o acesso e a permanência dos surdos na Universidade, bem como tornar sua língua e sua cultura mais conhecidas e também divulgar e valorizar suas conquistas, evidenciando a participação de surdos no contexto cultural e histórico do movimento acadêmico. As inscrições poderão ser realizadas através do link: https://goo.gl/forms/DIhpAjPnIMgpGhle2.
MIKÉLITON EM DESTAQUE
Com apoio da Superintendência Estadual de Turismo (Setur), o artista plástico Mikéliton Alves apresenta a Exposição Coração Portovelhense, com pinturas e ilustrações em homenagem à capital. A apresentação está sendo no Porto Velho Shopping, a partir do dia 1º de outubro até o dia 17. As imagens estarão expostas simultaneamente, em dez pontos de ônibus da cidade e serão utilizadas de forma permanente no material de promoção ao turismo divulgado pela Setur. O acervo é composto de peças feitas a óleo e ilustrações digitais que apresentam o cotidiano das ruas, praças e bairros da cidade, instigando os visitantes a perceber a cidade de uma forma mais colorida e lúdica. Aliás, muito bonita a exposição e feliz a idéia de colocar nos pontos de ônibus, apesar do estado deles.
FIM DO FESTIVAL DE LITERATURA DA AMAZÔNIA
Terminou nesta sexta-feira (06), o III Festival de Literatura da Amazônia – FLAMA coordenado pela Secretaria Municipal de Educação – SEMED. O evento foi aberto no dia 2 passado, com o lançamento do livro “Ritual de Judas na Amazônia” do escritor professor e mestre Célio Leandro no teatro Banzeiros. Durante toda semana, várias atividades aconteceram nos mais diversos ambientes. Um dos ambientes mais frequentados pelos apreciadores de literatura foi a “Feira de Livros de Porto Velho”, no Calçadão Manelão em frente ao Mercado Cultural. Segundo o presidente da Academia de Letras de Rondônia – ACLER, poeta Pedro Albino o Flama é muito importante para os escritores que produzem em Rondônia e em especial na capital Porto Velho, pois oferece amplo espaço para a exposição de suas obras. “Nós os escritores, precisamos de eventos como o Flama”, disse.
FEIRA DE INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE CACOAL
Começou na quinta-feira (5) e vai até amanhã, sábado (7), a 5ª edição da Feira Industrial e Comércio de Cacoal (FICC 2017) no salão de eventos da Millenium, no setor industrial do município de Cacoal. Serão três dias de intensa programação com Desfile Rondônia Fashion Show, Workshop com Estilista Walério Araújo, Cozinha Show, Turismo de Negócio e Aventura, Palestras e Feirão de Imóveis. O evento é organizado pela Associação Comercial e Industrial de Cacoal (ACIC) e, de acordo com a sua presidente, Daniela Bianchini, o objetivo da FICC 2017 não é somente expor os produtos confeccionados no município, mas, também mostrar que Cacoal tem condições de ditar tendências. Serão três dias de feira repletos de novidades e a expectativa dos organizadores é que seja atraído um público superior a 25 mil visitantes aos estandes de aproximadamente 70 expositores de diversos segmentos.
SETOR PRODUTIVO PEDE MUDANÇAS NA LEI DE LICENCIAMENTO AMBIENTAL
A Fecomércio-RO, o Conselho Regional de Contabilidade de Rondônia (CRC-RO), CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas), SESCAP (Sindicato dos Sindicato das Empresas de Assessoria, Perícias Informação e Pesquisa), e Associação Comercial de Rondônia (ACR) defenderam na tarde de quarta-feira (04), durante audiência na Câmara de Vereadores, a não aprovação da Lei Complementar 40/2017, que institui novas regras (e valores) para a obtenção de licenciamento ambiental a micro e pequenos empresários de Porto Velho. A Lei dispõe sobre o fomento e tratamento especial ao microempreendedor individual e do agricultor familiar, instituindo taxas relativas ao às autorizações ambientais, mas obriga os empresários a pagar alto para a obtenção dos licenciamentos. As taxas possuem valores razoáveis, mas o custo para a contratação dos profissionais é absurdamente alto: em torno de R$ 2 mil a R$ 4 mil. Segundo a gerente executiva da Fecomércio-RO, Cileide Vitorino, que participou a audiência, os valores praticamente inviabilizam a abertura de qualquer tipo de negócio, por parte dos pequenos empreendedores, que já enfrentam uma carga tributária altíssima, para abrir sua empresa. O projeto, de autoria do Executivo Municipal, deve ir à votação na próxima semana.
Add Comment