Eles poderão responder por invasão de dispositivo informático alheio, organização criminosa e interceptação de comunicações telefônicas
Na manhã desta sexta-feira (20), a Polícia Federal deflagrou uma operação para investigar o uso ilegal da geolocalização de celulares por parte de servidores da Agência Brasileira de Inteligência (Abin). Na ocasião, foram cumpridos 25 mandados de busca e apreensão e dois de prisão preventiva nos estados de São Paulo, Santa Catarina, Paraná, Goiás e no Distrito Federal.
De acordo com Bela Megale, do O Globo, o sistema FirstMile, ferramenta que permite monitorar até 10 mil celulares a cada ano sem precisar de uma autorização judicial, foi utilizado de forma irregular pelo menos 30 mil vezes.
Rodrigo Colli, da área de contrainteligência cibernética da Abin, e Eduardo Icycky foram os alvos dos mandados de prisão. Além de terem usado o sistema de forma ilegal, eles teriam também coagido colegas para evitar uma possível demissão.
Eles poderão responder pelos crimes de invasão de dispositivo informático alheio, organização criminosa e interceptação de comunicações telefônicas, de informática ou telemática sem autorização judicial.
FONTE: JORNAL DE BRASILIA
Add Comment