O projeto “Rondônia Cidadã”, da Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas), tem ajudado diversas pessoas oferecendo serviços sociais gratuitos em vários municípios. Neste sábado (19), o projeto atendeu a população de Candeias do Jamari, onde os atendimento continuam até às 13 horas de domingo (20), na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Carlos Drummond de Andrade.
Das pessoas atendidas pelo projeto, a moradora do Ramal do Caju, Maria Anunciação, de 56 anos, foi uma das primeiras a procurar pelo atendimento. Devido às dificuldades no trajeto, precisou sair de casa às 4 horas da manhã para chegar em Candeias.
“Estou tentando recuperar minha certidão de nascimento e casamento. Ter esses serviços mais acessíveis aqui, torna mais fácil ir atrás e resolver essas coisas que não têm onde moro”, disse Maria.
Para a coordenadora do desenvolvimento social da Seas, Pâmela Trajano de Oliveira, “o projeto tem sido essencial para suprir a necessidade de uma população carente desses serviços básicos. O Governo de Rondônia traz a facilidade de vários serviços em um único local, o que alcança mais pessoas atendidas pelo Estado”, pontuou.
Durante a realização do projeto, três gestantes receberam kit enxoval do programa “Mamãe Cheguei”. O prefeito de Candeias do Jamari, Valteir Queiroz, destacou o trabalho desenvolvido pelo Governo do Estado e a parceria com o município na realização de outras ações para o desenvolvimento da cidade. “Só temos a agradecer pela interação desenvolvida aqui para fortalecer nosso município e ampliar as políticas públicas, que são tão necessárias para a população”, afirmou.
SERVIÇOS DISPONÍVEIS
- Apresentação e cadastramento no programa “Geração Emprego”, elaboração de currículos, orientação para emissão de Carteira de Trabalho (CTPS) Digital e orientação sobre Seguro Desemprego;
- Apresentação do Programa de Apoio às Micro e Pequenas Empresas e Empreendedores de Pequenos Negócios do Estado de Rondônia (Proampe) e plataforma digital, orientações sobre acesso a microcrédito produtivo e orientado, cadastro na plataforma “Não me Perturbe”, orientação jurídica nas relações de consumo;
- Apresentações sobre “Combate e Controle de Queimadas”, Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf Mulher e Jovem), Previdência Social-Assegurado Especial (Rural), Saneamento Básico, Segurança Alimentar e Nutricional (implantação de hortas domésticas);
- Emissão de Passe Livre de Idoso, Deficiente e Pessoa em tratamento contra o câncer, Passe Livre Federal, cadastro para CadÚnico e Identidade Jovem, informações sobre Auxílio Brasil e Políticas da Mulher, emissão de 1ª e 2ª via do Registro Geral (RG), Carteira de Trabalho Digital, consulta de Relação Anual de Informações Sociais (“Rais”), abertura de contas do “Gov.br”;
- Orientações referentes à Educação no Trânsito, Seguro Desemprego, emissão de taxas para a renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e consultas e assistência jurídica;
- Disponibilização de serviços de barbearia e cabeleireiro pela empresa privada Excelência Cursos, agendamento para exames: papanicolau e mamografia no Hospital de Amor, atendimento nutricional, atendimento e cadastro no Programa “Mulher Protegida”.
FONTE: SECOM/RO
Add Comment