Esporte

Série B deve ter pela primeira vez cinco campeões brasileiros

Remanescentes de 2020, Cruzeiro e Guarani vão ganhar a companhia de Botafogo, Coritiba e provavelmente o Vasco para disputa da próxima temporada

 

A Série B de 2021 vai ser nivelada por cima. Pelo menos no que diz respeito ao peso da camisa. Com a iminente queda do Vasco, se juntando aos já rebaixados Coritiba e Botafogo, a Segundona do Brasileiro da próxima temporada deverái contar com cinco campeões brasileiros. Isso porque, entre os times da competição, já estão os remanescentes Cruzeiro e Guarani.

Ao todo, em 14 edições da Série B, algum time que já conquistou o Campeonato Brasileiro esteve presente. Porém, até a definição do Brasileirão de 2020, nunca mais que quatro desses campeões tiveram que se preparar para disputarem juntos a competição.

Em 2021, entretanto, o cenário vai ser diferente. Campeão em 1978, o Guarani não vive anos positivos no futebol. A última vez que o Bugre disputou a divisão de elite do país foi em 2010. De lá para cá, o time de Campinas chegou a passar quatro anos na terceira divisão e, desde 2017, costuma ficar no meio da tabela da Série B.

O Cruzeiro foi rebaixado pela primeira vez em 2019, no entanto, não conseguiu o acesso no ano seguinte. A equipe mineira, e os cariocas Vasco e Botafogo, vivenciaram sérias crises políticas e financeiras que, entre todos os problemas, atordoaram os bastidores e interferiram diretamente no desempenho em campo.

Além deles, o Coritiba bateu recorde: rebaixado pela sexta vez em sua história, o Coxa não resistiu ao efeito “ioiô” e se igualou a América-MG e Vitória como clubes com mais quedas para a segundona do futebol brasileiro.

Concorrência acirrada

Na temporada de 2020, as equipes que conquistaram o acesso tiveram fortíssima concorrência. O Cuiabá, 4º colocado da Série B, foi o último time a se classificar para a primeira divisão, com 61 pontos. Porém, a diferença entre o CSA, que terminou na 5ª colocação com 58 pontos, até o 9º colocado Avaí, com 55 pontos, foi o equivalente a apenas uma vitória, o que prova o alto nível de disputa entre as equipes.

Os já campeões Cruzeiro e Guarani, por exemplo, não fizeram uma boa competição e terminaram no meio da tabela. A Raposa ficou na 11ª colocação com 49 pontos, já o Bugre, finalizou o campeonato na 13ª posição, com um ponto a menos.

É importante lembrar, também, que de todas as equipes presentes na tabela da segundona, Avaí e CSA disputaram recentemente a Série A, em 2019. Além disso, outros clubes tradicionais como Ponte Preta – dona do melhor ataque da Série B -, Vitória, Náutico e o rebaixado Goiás serão adversários de Vasco, Botafogo, Coritiba e Cruzeiro

À reportagem, Eduardo Dias, CEO da empresa de consultoria técnica Footure, comenta sobre o novo cenário da Série B. Entre as respostas, Eduardo explica como os clubes rebaixados devem se reestruturar para conseguir o acesso.

– (Sobre o reerguimento para voltar à elite) Saber onde o clube quer chegar e não abrir mão deste norte dentro de cinco anos. Com isto, no curto prazo ir pensando que tipo de jogador quer adquirir, pretende trabalhar. Analisar o mercado com clareza e manter o planejamento não cedendo a demitir o treinador, à pressão da torcida. Mas isto é desafiador, uma vez que os clubes são muito conservadores – afirmou o executivo.

Confira as 14 edições da Série B que contaram com campeões brasileiros:

Série B de 1992 – Grêmio e Coritiba
Série B de 1998 – Bahia e Fluminense
Série B de 2003 – Palmeiras, Botafogo e Sport
Série B de 2005 – Guarani, Grêmio, Bahia e Sport
Série B de 2006 – Atlético MG, Sport, Coritba e Guarani
Série B de 2008 – Corinthians e Bahia
Série B de 2009 – Vasco e Guarani
Série B de 2012 – Athletico-PR e Guarani
Série B de 2013 – Palmeiras e Sport
Série B de 2014 – Vasco
Série B de 2015 – Botafogo e Bahia
Série B de 2016 – Vasco e Bahia
Série B de 2017 – Internacional e Guarani
Série B de 2019 – Cruzeiro e Guarani

FONTE: LANCE

Comentar

Print Friendly, PDF & Email

About the author

Marcio Martins martins

Add Comment

Click here to post a comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

COMPARTILHE

BAIXE NOSSO APLICATIVO

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

DIRETO DE ROLIM

TEMPO REAL

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

PARCEIROS

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
pt_BRPortuguese