Resenha Politica

Senador Marcos Rogério poderá ser Ministro de Bolsonaro e Ivo Cassol poderá apoiar Marcos Rocha ao Governo de Rondônia – Por Róbson Oliveira

Há poucos meses nos grupo de WhatsApp os seguidores do ex-governador Ivo Cassol juravam que ele estaria apto juridicamente para eleição. Hoje, os mesmos personagens, enviaram mensagens nas redes informando que a candidatura dependeria de uma votação pendente no STF

PRAZOS  

Mais um mês, quando a legislação abre uma janela para mudança de partidos sem que os atuais parlamentares percam os mandatos por infidelidade partidária, a campanha deste ano começa para valer. Em Rondônia, segundo divulgado nas mídias sociais, uma frente de esquerda está se formando para organizar a campanha de Lula para presidente. O grupo formado pelo PT, Solidariedade e PSB também pensa em lançar candidatos ao Governo e Senado, mas tudo dependerá da formação nacional da federação uma vez que está vedado aos partidos se juntarem nos estados sem que estejam ligados nacionalmente, e ainda assim, formada a federação, ficam “coligados” por quatro anos. Os prazos para estas mudanças começam dia 3 março a 1 abril. 

CHAPA 

O ex-deputado federal Anselmo de Jesus (PT), lançado candidato a candidato a governador, articula para que o ex-governador Daniel Pereira (Solidariedade) seja o candidato ao Senado do grupo de esquerda. Ademais, Paulinho da Força, “donatário” do Solidariedade, um histórico fiel aliado de Geraldo Alckmin, declarou apoio a Lula e defende Alckmin para vice. Significa dizer que PT, PSB e Solidariedade estarão juntos no mesmo condomínio nas eleições nacionais e a união entre eles se reproduzirá nos estado. Portanto, em Rondônia, as candidaturas lançadas de  Anselmo e Daniel começam a se desenharem. Uma chapa eventualmente formada para não ser subestimada.  

DNA 

O início da trajetória política de Daniel Pereira foi no PT, onde exerceu o cargo de deputado estadual. Sua saída ocorreu num momento em que a direção partidária ainda exercia sobre os filiados uma intromissão exacerbada no exercício dos mandatos; além das brigas internas autofágicas travadas pelas mais variadas tendências ideológicas que se digladiavam pela hegemonia dos cargos diretivos. Seu apoio ao lulismo e sua presença numa chapa formada entre PT, Solidariedade e PSB é o retorno as origens. Foi a presença de Pereira na vice de Confúcio Moura que levou os partidos da esquerda e os sindicalista a apoiarem a reeleição do emedebista ao governo. O DNA é o mesmo.  

IMPEDIMENTOS 

Já a presença de Vinicius Miguel na reunião das esquerdas, embora haja mais congruência entre eles do que dissensos, tem que ser encarada como uma posição pessoal, uma vez que o partido em que está filiado, Cidadania, tem uma posição historicamente de repulsa ao PT. As declarações de Roberto Freire (presidente da legenda) contra Lula e o PT são corrosivas. E o PDT tem assediado politicamente o Cidadania para aderir a candidatura de Ciro Gomes o que impede ingressar no consorcio formados pelos petistas. 

LOROTA 

Há poucos meses nos grupo de WhatsApp os seguidores do ex-governador Ivo Cassol juravam que ele estaria apto juridicamente para eleição. Hoje, os mesmos personagens, enviaram mensagens nas redes informando que a candidatura dependeria de uma votação pendente no STF. A lorota tem apenas um objetivo manter vivo nos noticiários uma candidatura natimorta juridicamente. O clã Cassol vai apoiar a reeleição do governador Marcos Rocha, quem viver verá!  

INTESTINOS 

Quanto ao senador Marcos Rogério (PL), segundo pessoas próximas, dificilmente será candidato a governador. Existe uma probabilidade do senador rondoniense ser aproveitado pelo presidente Jair Bolsonaro para ministro em uma das vagas abertas pelos que vão disputar as eleições. A solução abriria caminho para que os bolsonaristas apoiassem a reeleição de Marcos Rocha sem rupturas intestinais. 

EMPULHAÇÃO 

É uma propaganda enganosa que o governo estadual está veiculando nas mídias sobre desconto no IPVA. Não é verdade. O IPVA foi majorado porque estão utilizando o índice de cálculo a FIPE o que elevou pra cima o preço dos automóveis e, portanto, do IPVA. Por este cálculo a majoração ultrapassou os 30%, embora o governo se regozije em sua propaganda uma diminuição de 20%. Esta empulhação o deputado federal Léo Moraes já havia denunciado antes do governo tentar mudar a realidade com uma propagando enganosa.  

POLARIZAÇÃO 

Entramos no segundo mês do ano, oito meses das eleições, e não há no horizonte uma única nuvem trazendo a disputa eleitoral uma terceira via. O tempo conspira favorável ao candidato petista Lula e os céus revelam que a polarização entre ele (Lula) e Bolsonaro ensaiam tempestades. É uma campanha que se avizinha nesta polarização e mesma que quatro anos atrás catapultou Bolsonaro ao posto de presidente.  

TEMPO 

Na época (2018), preso, Lula conseguiu colocar no segundo turno um desconhecido ex-prefeito paulista (Fernando Haddad), derrotado na reeleição e desconhecido da maioria dos brasileiro fora do eixo sudeste, numa eleição extremamente acirrada. Imagina agora, livre, leve, solto e liderando todos os cenários para um terceiro mandato e com o tempo prenunciando tempestades na disputa. O tempo não para, diz o poeta.  E a disputa deste ano é entre dois nomes conhecidos e experimentado nas urnas. Não há outra via senão está com os ânimos alterados. Só uma hecatombe para mudar o tempo.  

DERRAPANDO 

Alguns clubes de motociclistas de Rondônia estão mobilizando os grupos nas mídias sociais e convocando aqueles que ainda mantém-se firme  na candidatura da reeleição de Jair Bolsonaro. Como o presidente estará em Porto Velho para uma agenda com o esquerdista e presidente do Peru, esses apoiadores vão colocar suas motos numa motocarreata para homenagear Bolsonaro. Rondônia ainda é um dos poucos estados do país onde o bolsonarismo continua na dianteira, embora, no geral, estejam derrapando nas pesquisas e a caminho do cadafalso. Mas motoqueiro metido a durão dá um cavalo de pau na verdade  para renegar a realidade em nome do mito.  

AUTOR: RÓBSON OLIVEIRA –  COLUNA RESENHA POLITICA

  • A opinião dos colunistas colaboradores são de sua inteira responsabilidade e não reflete necessariamente a posição da Folha Rondoniense

Comentar

Print Friendly, PDF & Email

About the author

Gomes

Add Comment

Click here to post a comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

COMPARTILHE

BAIXE NOSSO APLICATIVO

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

DIRETO DE ROLIM

TEMPO REAL

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

PARCEIROS

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
pt_BRPortuguese