Politica

Senador Ivo Cassol quer aposentadoria integral para servidores que fizer transposição

A situação dos servidores do ex-território de Rondônia deve ser finalmente resolvida nos próximos dias. O Congresso Nacional já começou a analisar a Medida Provisória 817/18, que trata da transposição dos servidores dos ex-territórios de Rondônia, Roraima e Amapá, a medida regulamenta as Emendas Constitucionais 60/2009, 79/2014 e 98/2017, que dispõem sobre as tabelas de salários, vencimentos, soldos e demais vantagens aplicáveis aos servidores civis, aos militares e aos empregados oriundos dos ex-territórios para reintegrar esses trabalhadores aos quadros da União.

Para não prejudicar nenhum servidor, o senador Ivo Cassol (PP-RO) apresentou várias emendas a Medida Provisória 817, beneficiando todos os servidores dos ex-territórios, abrangendo todas as categorias da administração pública direta, indireta, autárquica, fundacional e de economia mista, de servidor municipal, estadual ou integrante da carreira de policial civil ou militar, Emater, admitidos até a data da posse do primeiro governador eleito em 15 de março de 1987, para que todos possam ser contemplados com o devido processo de enquadramento da transposição.

Outra emenda a medida provisória apresentada pelo Senador Ivo Cassol, dá garantia para que as vantagens pessoais e gratificações individuais adquiridas pelos servidores sejam mantidas após a transposição, observado os limites da legislação vigente. Ocorre que muitos servidores que já fizeram a transposição e dão entrada na aposentadoria estão levando um baque, sofrendo uma drástica redução salarial com o corte dos quintos ou gratificações, ou seja, a lei 8.112 dispõe que o servidor para fazer jus e incorporar na aposentadoria deverá estar no cargo a no mínimo a 5 anos ou receber proporcional.

A Emenda do Senador Ivo Cassol propõe através da Emenda de sua autoria nº00118, que essa regra não seja aplicada aos servidores transpostos, pois a maioria já possui tempo de serviço para se aposentarem e já vinham recebendo seus vencimentos junto com as gratificações, mantendo-se assim a preservação dos direitos adquiridos.

” Não vamos aceitar que sejam retirados dos servidores direitos já adquiridos durante todo o serviço prestado ao Estado de Rondônia, o objetivo é preservar os direitos existentes e não retirá-los na hora da aposentadoria. Os servidores estão sendo transpostos e não mudando de função ou cargo” defendeu Cassol

FONTE: ASSESSORIA

Comentar

Print Friendly, PDF & Email

About the author

Gomes Oliveira

Add Comment

Click here to post a comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

COMPARTILHE

BAIXE NOSSO APLICATIVO

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

TEMPO REAL

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com