O Senado Federal aprovou, nesta quinta-feira , o projeto de lei que autoriza o uso de aviões agrícolas no combate a incêndios florestais. A votação ocorre em meio a recordes nas queimadas registradas na Amazônia e no Pantanal. O projeto segue para a Câmara dos Deputados.
O autor do projeto, senador Carlos Fávaro (PSD-MT), afirmou que o texto tem origem na agricultura e pode beneficiar o setor como uma atividade alternativa durante a seca, período de entressafra. Normalmente, as aeronaves são utilizadas para pulverizar agrotóxicos e aplicar fertilizantes na safra.
— O Brasil tem hoje uma frota de mais de 2,3 mil aviões agrícolas, a segunda maior frota do mundo. E exatamente no período de seca, onde a agricultura está paralisada, (os aviões) deveriam ser utilzados — defendeu.
Segundo Favário, a proposta viabilizaria às empresas uma nova atividade e uma renda extra aos pilotos, além da condição de “salvar o meio ambiente”.
O relator da matéria, Diego Tavares (PP-PB), afirmou que a medida vai tornar os combates a incêndios mais eficientes, especialmente em locais de difícil acesso da Amazônia e do Pantanal. Ele vetou, no entanto, pontos sugeridos por parlamentares como a emenda que previa o uso dos aviões para resgate de animais silvestres.
— Embora meritória a preocupação, devemos lembrar que os aviões normalmente possuem apenas um lugar para o piloto, sendo impossível que essas aeronaves carreguem animais silvestres. Além disso, não vão pousar nos locais do incêndio, tornando impraticável o resgate — justificou.
FONTE: EXTRA
Add Comment