A Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (Semtran), em cooperação com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), está promovendo blitze educativas e preventivas a desastres durante o período de jogos da Copa do Mundo, especialmente quando joga a seleção brasileira. A última blitz ocorreu na sexta-feira (04), na Avenida Jatuarana, entre a Avenida Campos Sales e Rua Monte Azul.
Segundo Flávia Laís, agente de Trânsito e coordenadora da ação por parte da Semtran, as blitze são motivadas pelas mudanças que a Copa traz para o trânsito na cidade e as orientações têm como alvo, principalmente, os problemas relativos à junção entre álcool e direção. “Muitos torcedores assistem aos jogos em barzinhos, ingerem bebidas alcoólicas e depois retornam dirigindo para as suas casas. A orientação dos agentes visa conscientizar sobre esses riscos. Aconselha-se que, antes mesmo de se dirigirem para locais onde sabem que poderão beber eles pensem em alternativas, como o uso de táxi, transporte coletivo, carona ou outros. Aconselha-se também a maior atenção à direção defensiva. Muitos acidentes acontecem com pessoas que não ingeriram bebidas, contudo não avaliaram bem os perigos de dirigir em meio a euforia causada pelos jogos, que podem tornar as ruas mais sujeitas a acidentes”, disse a agente.
A Semtran tem disponibilizado oito agentes para este tipo de ação e o Detran também dispõe da mesma quantidade de servidores. “Nem todos são agentes, alguns são pedagogos ou outros profissionais. A abordagem é por meio de conversas com os motoristas, quando passamos orientações sobre segurança, estatísticas sobre os efeitos do álcool sobre o ato de dirigir e sobre outros pontos da legislação, como uso obrigatório do cinto de segurança, proibição de atendimento de celulares e entre outros pontos. Além disso, também entregamos folhetos informativos e educativos. As atividades se iniciam geralmente às 09 horas e dura em média 1 hora, depois a equipe se dirige para outro ponto da cidade. Hoje, ainda vamos nos deslocar para a avenida Campos Sales, em frente à Vila da Eletronorte. As blitze continuarão durante todo o período da Copa”, afirmou Laís.
A agente da Semtran destacou que considera injustas algumas críticas à Semtran. “Ouve-se dizer que nossas as ações visam multas e não a implementação da educação no trânsito. Este trabalho que estamos fazendo é uma ação educativa e preventiva a acidentes. Além desta ação temos realizado muitas outras, tais como palestras em escolas de ensino fundamental e médio, em empresas e muitos outros locais onde conseguimos nos comunicar com parcelas específicas da comunidade. Temos também a Divisão de Treinamento e Educação para o Trânsito que se ocupa exclusivamente de serviços educativo. O critério da educação para o trânsito tem sido uma meta importante para nós e o trabalho dos agentes na cidade não visa apenas a aplicação de multas”, finalizou a agente.
Por Renato Menghi | Fotos: Medeiros / Arquivo – Comdecom
Add Comment