As atividades foram desenvolvidas junto aos membros do Conselho
Com o objetivo de executar um dos marcos de referência presentes no Plano Operativo Anual – POA, pertencente ao Programa de Áreas Protegidas da Amazônia – ARPA, o Governo do Estado de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental – Sedam, realizou na primeira semana de junho, a reunião ordinária do Conselho Consultivo do Parque Estadual Serra dos Reis, no município de Costa Marques.
A reunião foi realizada por meio da Coordenadoria de Unidades de Conservação – CUC, juntamente à gestão da Unidade de Conservação Parque Estadual Serra dos Reis – PESR, no auditório da Câmara de Vereadores e contou com a presença dos membros conselheiros pertencentes ao referido Conselho.
Durante o encontro, a gestão do PESR, representada pela equipe da Sedam, apresentou as ações realizadas pelo Parque no ano de 2022; como estruturação da base de apoio, coleta de dados no âmbito do Programa Nacional de Monitoramento da Biodiversidade – Programa Monitora, uso público, educação ambiental, sensibilização e envolvimento da comunidade do entorno do Parque Estadual Serra dos Reis (zona de amortecimento), educomunicação, monitoramento e fiscalização ambiental e sinalização. Além da apresentação destas ações, foi discutido e elaborado ao final da reunião, o planejamento das atividades referentes ao segundo semestre de 2023.
Para o governador Marcos Rocha, essas reuniões são importantes para que se mantenha a transparência das atividades desenvolvidas, além de facilitar o planejamento de ações futuras. “A reunião ordinária, em tese, demonstra a preocupação dos membros do Conselho, a fim de garantir a manutenção e conservação do Parque. O Estado segue investindo em projetos, campanhas e ações que ajam diretamente no tocante à preservação do meio ambiente”, completou.
Além da reunião ordinária, a equipe da Sedam ofertou uma oficina voltada ao associativismo e cooperativismo aos membros do Conselho Gestor do PESR, com o intuito de mobilizar e reativar as associações pertencentes ao Conselho, a fim de que estas continuem realizando e desenvolvendo suas atividades em prol da qualidade de vida de seus associados.
UNIDADES DE CONSERVAÇÃO
As ações realizadas pela gestão do Parque Estadual Serra dos Reis são orientadas pela Lei nº 9.985, de 2000, que institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação – SNUC, a qual define unidade de conservação como um espaço territorial e seus recursos ambientais, incluindo as águas jurisdicionais, com características naturais relevantes; legalmente instituído pelo Poder Público, com objetivos de conservação e limites definidos sob regime especial de administração, ao qual se aplicam garantias adequadas de proteção.
FONTE: SECOM/RO
Add Comment