Extra

Seca extrema deixa balsa com centenas de motocicletas encalhadas há cerca de 40 dias no rio Madeira

Hidrovia do rio Madeira é uma das mais importantes vias de transporte da região Norte. Seca extrema afetou o transporte de cargas no trecho entre Manaus e Porto Velho

Uma balsa carregada com cerca de 400 motocicletas segue encalhada no rio Madeira há aproximadamente 40 dias. A seca extrema afetou o transporte de cargas no trecho entre Manaus e Porto Velho e um dos serviços prejudicados é o de venda dos veículos.

Segundo Natani Lima, gerente de uma das concessionárias que receberiam os produtos, a balsa saiu de Manaus com a previsão de chegar a Porto Velho no dia 24 de setembro. A viagem durava, em média, 15 dias.

“Devido ao nível do Rio, encalhou em um banco de areia. Cerca de 400 motos, das concessionárias do estado do Acre e Rondônia”, conta.

Através da água do Madeira se forma um corredor logístico. De acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), a hidrovia do rio é uma das mais importantes vias de transporte da região Norte: são mais de 1 mil km² de extensão navegável.

Desde julho, embarcações estão proibidas de navegar no período noturno, por causa da seca. Na época, o rio estava com 3,75 metros. Nesta quarta-feira (30), às 11h, ele estava em 76 centímetros. O menor nível já registrado foi de 19 centímetros, no dia 11 de outubro.

Balsas que transportam grãos, como milho e soja, e combustível, como gasolina e diesel, ficaram paradas ao longo do rio, à espera de melhores condições para navegação. 

As operações no Porto de Porto Velho foram temporariamente paralisadas pela 1ª vez na história no dia 23 de setembro. Armadores e operadores portuários pararam suas atividades por causa das condições de navegabilidade no Rio Madeira.

O cenário de um rio “inavegável” obrigou as concessionárias a mudarem a rota de transporte dos veículos. O trajeto antes feito por rio, entre Manaus e Porto, mudou a rota para Belém e agora chega na capital de Rondônia por via terrestre, através da BR-364.

“Atrasa também um pouco na entrega, porque até haver essa adequação logística de envio demorou um tempinho, então as motos que antes chegavam aqui com 15 dias tem demorado na faixa de 25 dias, ocasionando também um pouco de atraso para esses clientes finais”, aponta Natani.

Seca histórica

Rondônia enfrenta a maior seca da história. O rio Madeira registrou uma sequência de níveis mínimos nunca observados desde 1967, quando começou a ser monitorado.

Historicamente, outubro e novembro são os meses em que o Madeira fica mais seco. No entanto, o nível do rio começou a bater mínimas históricas já no mês de julho; depois disso, o cenário foi se tornando ainda mais crítico.

Os moradores das comunidades ribeirinhas viram os poços amazônicos secos, assim como o rio. Sem acesso à água, eles dependem de carregamentos enviados pela Defesa Civil Municipal e as secretarias de assistência social de Porto Velho e do estado de Rondônia.

FONTE: G1/RO –  GLOBO.COM  –  REDE AMAZÔNICA

FRNEWS TV: Intercâmbio técnico fortalece parceria entre SENAR Rondônia e SENAR Mato Grosso

CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E ACESSE NOSSO APLICATIVO NA NUVEM

COLUNISTAS

PUBLICIDADE

Acesse nossa Página do Facebook

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

  • Coluna Teia Digita: Micro e Pequenas empresas exige mudanças para enfrentar 2027 – Por Silvio Persivo

    Que nem promessa de político depois das eleições. “Estou tentando escrever uma autobiografia. Mas, não me lembro nem de ontem” (Keith Richard). BANCOS DE RONDÔNIA SUSPENDERAM ATENDIMENTO PRESENCIAL NA QUINTA-FEIRA Os bancários de Rondônia, que reivindicam reajuste salarial, mudanças nos benefícios, entre eles o vale-alimentação, e manutenção dos postos de trabalho, deixaram as agências bancárias […]