Interessante

Saneamento deve ser prioridade para prefeitos eleitos

Os novos prefeitos terão um papel decisivo na meta de universalização do setor até o ano de 2033

As eleições para prefeito em 2020 serão decisivas para uma injeção de R$ 1,4 trilhão na economia nos próximos anos, a partir de investimentos no saneamento. O dado é da ABCON, associação das operadoras privadas de saneamento, com base nas oportunidades de mercado abertas com a aprovação da Lei 14.026/20. A lei representa um enorme desafio para os governantes municipais. Os novos prefeitos terão um papel decisivo na meta de universalização do setor até o ano de 2033.

Dados do Panorama da Participação Privada no Saneamento 2020 mostram que, apesar do tímido avanço nos indicadores de coleta e tratamento de esgoto, a maior parte do país ainda segue sem esse direito básico. Pelo menos 35 milhões de brasileiros ainda não têm acesso à água – o índice é ainda pior na coleta e tratamento de esgoto, em que 100 milhões não possuem o benefício.

Ainda de acordo com o Panorama 2020, entre janeiro e março deste ano, o Brasil teve 103.876 internações no SUS devido a doenças provocadas pela ausência de saneamento básico. Além disso, 31% das escolas públicas não tem acesso à rede pública de água e 63% não acessam a rede pública de esgoto.

Os eleitores dos 57 municípios brasileiros que contarão com o segundo turno das eleições municipais devem cobrar o compromisso com essa pauta para que seja possível atingir as metas de atendimento de água potável e tratamento e coleta de esgoto. Os novos prefeitos e prefeitas devem estar comprometidos com a revisão ou elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico, instrumento fundamental para o planejamento de curto, médio e longo prazo. Cerca de 40% das cidades brasileiras elaboraram o documento, de acordo com o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) 2018. Os planos precisarão ser implementados até 2022.

“A escolha de prefeitos que assumam compromisso com o avanço do saneamento é fundamental para que a sociedade possa finalmente ter uma perspectiva de melhoria nas condições precárias de infraestrutura, que afetam a saúde e o meio ambiente. Isso sem falar nos ganhos da atividade econômica e da geração de empregos que o saneamento poderá garantir nesse momento de retomada”, alerta o diretor da associação das operadoras de saneamento, Percy Soares Neto.

Para ele, é preciso que a população cobre de seus candidatos propostas de avanço do saneamento para os próximos quatro anos. “A importância nesse processo do Executivo e dos vereadores, que fiscalizam o prefeito na execução das políticas públicas, é essencial”, afirma Percy.

A Lei 14.026 reforça a responsabilidade dos prefeitos na agenda do saneamento, que precisa acelerar os projetos e ampliar os recursos financeiros aplicados no setor, a fim de reduzir o enorme déficit de atendimento à população até 2033. De acordo com o novo marco, a titularidade sobre os serviços de água e esgoto permanece com as prefeituras, uma atribuição já assegurada no artigo 30 da Constituição.

Entre as atribuições do prefeito e sua equipe de governo está até o final de 2022, a revisão e adequação dos contratos de concessão dos serviços, que precisam ter metas claras de avanço nos índices de cobertura. A concessão pode ser feita a partir de editais, com concorrência entre operadoras públicas e privadas. Outras opções são a operação direta ou em gestão associada, em consórcios de municípios. No caso dos contratos a serem encerrados, os municípios, individualmente ou em consórcios, precisarão organizar novas licitações para a delegação dos serviços.

FONTE: ASSESSORIA COM INFORMAÇÇOES TUDO RONDONIA

Comentar

Print Friendly, PDF & Email

About the author

Marcio Martins martins

Add Comment

Click here to post a comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

COMPARTILHE

BAIXE NOSSO APLICATIVO

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

DIRETO DE ROLIM

TEMPO REAL

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

PARCEIROS

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
pt_BRPortuguese