Mundo

Rússia bombardeia alvos do EI na cidade síria de Palmira

Segundo TV pública, ataques foram coordenados com a aviação síria

PALMIRA — A aviação russa bombardeou pela primeira vez posições do grupo Estado Islâmico (EI) na cidade milenar síria de Palmira e seus arredores, informou a televisão pública nesta terça-feira. Os ataques destruíram 20 veículos e 3 depósitos de armas no local, sob controle dos extremistas desde maio. A ofensiva ocorre dois dias depois de os jihadistas terem destruído mais uma importante relíquia da cidade considerada Patrimônio da Humanidade pela Unesco, o Arco do Triunfo.

— Em coordenação com a aviação síria, a aviação russa atacou posições controladas pelo EI em Palmira e seus arredores — anunciou a TV estatal síria, citando uma fonte militar. — Vinte veículos blindados foram destruídos, assim como três depósitos de munições e três lançadores de foguetes.

A operação russa também realizou ataques na província de Aleppo, informou a TV, nas cidades de Al-Bab e Deir Hafer. As duas ficam a cerca de 20 quilômetros de um aeroporto militar atualmente cercado por combatentes do EI. A área de Jabal al-Zawiya, em Idlib, no Noroeste da Síria, também foi bombardeada.

CIDADE SOB ATAQUES

Desde o do mês passado, intensos bombardeios das forças sírias danificaram monumentos de Palmira, com o lançamento de pelo menos13 barris de explosivos. Mas ainda não há uma avaliação exata da destruição.

No entanto, de acordo com Khaled al-Homsi, um ativista de Palmira, os bombardeios do regime causaram danos em 25% das muralhas da fortaleza. O Observatório Sírio dos Direitos Humanos, grupo de monitoramento com sede em Londres, confirmou as informações.

Por outro lado, os jihadistas também não deixam a cidade milenar em paz. O chefe do setor de antiguidades da Síria, Maamoun Abdulkarim, confirmou no domingo que o Arco do Triunfo, outra importante peça da cidade, havia sido destruída. Ele é considerado a entrada da cidadela antiga, além de um dos principais ícones do local.

— Tínhamos a informação de que haviam colocado explosivos em volta do arco, mas nunca imaginamos que realmente fossem assumir esta loucura, já que o monumento não tem qualquer sinais religiosos. Não achávamos que fossem atingir alvos sem conotação religiosa — lamentou. — Agora, já esperamos que a cidade inteira será destruída.

Arco do Triunfo de Palmira era um dos símbolos de cidade Patrimônio da Humanidade – Reprodução

Os jihadistas do EI capturaram a cidade histórica das forças do governo em maio em uma rápida ofensiva. Desde então, o grupo promoveu assassinatos em massa em lugares conquistados já demoliu vários monumentos, por considerá-los sacrílegos. Alguns dos exemplos das relíquias que foram destruídas são os famosos templos de Bel e Baal-Shamin e a estátua do Leão de Athena, uma obra única de mais de três metros de altura. Depois, os extremistas postam fotos e vídeos das ações.

Antes do início da guerra civil síria, há de mais quatro anos, 150 mil turistas visitavam Palmira a cada ano.

Fonte: oglobo

Comentar

Print Friendly, PDF & Email

About the author

Gomes Oliveira

Add Comment

Click here to post a comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

COMPARTILHE

BAIXE NOSSO APLICATIVO

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

TEMPO REAL

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com