Rondônia possui mais de oito mil condenados na Lista de Procurados Nacional um portal recentemente criado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública para dar maior publicidade à divulgação de lideranças criminosas com atuação nacional e eventualmente internacional.
Para acessar a base de dados, basta clicar no link https://portalbnmp.cnj.jus.br/#/pesquisa-peca e fazer a pesquisa por Estado ou por município, obtendo acesso ao nome dos procurados, o delito cometido e o processo onde ele foi condenado.
A Lista de Procurados Nacional foi elaborada com base em na existência de mandado de prisão aguardando cumprimento; envolvimento em crimes graves e violentos; participação direta ou indireta em organização criminosa; não constar na Lista da Interpol (Difusão Vermelha); dentre outras.
O cidadão pode colaborar, com denúncias e informações, através dos números de Disque-Denúncia das Secretarias de Segurança Pública dos Estados-membros (disque 190). Os indivíduos da Lista de Procurados Nacional são perigosos e de alto risco. Portanto, recomenda-se o acionamento das forças policiais para efetuarem as prisões.
A única impossibilidade na Lista é ter acesso é a fotografia do acusado, que é limitada apenas para magistrados ou para órgãos de segurança que possuem um login especial para ter acesso a esse tipo de ferramenta. Ou seja, dá acesso ao milagre, mas cobre-se a cara do ´santo´.
FONTE: OOBSERVADOR
Add Comment