Brasil Produtivo

Rondônia impressiona o país com força do rebanho bovino e liderança no agronegócio

Rondônia é hoje o estado onde existem mais bois do que pessoas em todo o país.

Vídeos e textos jornalísticos que circulam intensamente nas redes sociais têm chamado a atenção para um dado que impressiona até quem acompanha de perto o agronegócio brasileiro: Rondônia é hoje o estado onde existem mais bois do que pessoas em todo o país.

De acordo com as informações divulgadas, são cerca de dez cabeças de gado para cada um dos aproximadamente 1 milhão e 750 mil habitantes. O estado ocupa atualmente a sexta posição no ranking nacional de rebanho bovino, avançando de forma consistente — há dez anos, Rondônia aparecia apenas como o oitavo maior produtor do país.

Hoje, cerca de 18 milhões de cabeças de gado pastam nos campos rondonienses, abastecendo o mercado interno e fornecendo carne de alta qualidade para diversos países, consolidando o estado como uma potência nacional da pecuária.

Crescimento histórico em pouco mais de meio século

O salto da produção bovina em Rondônia é considerado histórico. Em 1973, há pouco mais de 50 anos, todo o território estadual — com quase 239 mil quilômetros quadrados — registrava menos de 21 mil cabeças de gado. Em pouco mais de cinco décadas, o rebanho cresceu cerca de 900 vezes, refletindo investimentos, tecnologia, abertura de mercados e a profissionalização do setor produtivo.

No cenário nacional, o Brasil mantém desde 2015 o título de país com o maior rebanho bovino do mundo, com aproximadamente 225 milhões de cabeças. Rondônia responde por 8,22% desse total, percentual expressivo que reforça o peso do estado no agronegócio brasileiro.

Exportações bilionárias e mercados consolidados

A força da pecuária rondoniense também se reflete nas exportações. Somente em 2024, o setor garantiu ao estado mais de US$ 1,16 bilhão em receitas. Entre os principais destinos da carne produzida em Rondônia estão China, Emirados Árabes Unidos, Chile, Hong Kong e Egito, mercados exigentes e estratégicos para o Brasil.

Os Estados Unidos também absorvem uma parcela importante da produção, especialmente a chamada “carne verde”, proveniente de gado alimentado exclusivamente a pasto, sem uso de produtos químicos. Até outubro do ano passado, 15,3 mil toneladas haviam sido exportadas para o mercado norte-americano, gerando receitas próximas de US$ 78 milhões.

O desempenho do setor confirma Rondônia como um dos grandes protagonistas do agronegócio nacional, unindo escala de produção, qualidade da carne e acesso a mercados internacionais, em um crescimento que segue chamando atenção dentro e fora do país.

FONTE: JH NOTICIAS

FRNEWS TV: Intercâmbio técnico fortalece parceria entre SENAR Rondônia e SENAR Mato Grosso

CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E ACESSE NOSSO APLICATIVO NA NUVEM

COLUNISTAS

PUBLICIDADE

Acesse nossa Página do Facebook

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

  • Coluna Teia Digita: Micro e Pequenas empresas exige mudanças para enfrentar 2027 – Por Silvio Persivo

    Que nem promessa de político depois das eleições. “Estou tentando escrever uma autobiografia. Mas, não me lembro nem de ontem” (Keith Richard). BANCOS DE RONDÔNIA SUSPENDERAM ATENDIMENTO PRESENCIAL NA QUINTA-FEIRA Os bancários de Rondônia, que reivindicam reajuste salarial, mudanças nos benefícios, entre eles o vale-alimentação, e manutenção dos postos de trabalho, deixaram as agências bancárias […]