Teia Digital

RONDÔNIA É OBJETO DE ESTUDO DE MESTRADO DA ÁUSTRIA – Por Silvio Persvio

E só aumenta mais. “Ora, hoje a mitologia da religião, do progresso afundou e o futuro é incerto. Vivemos na incerteza” (Edgar Morin).

 RONDÔNIA É OBJETO DE ESTUDO DE MESTRADO DA ÁUSTRIA

Dezenove universitários que cursam mestrado na Universidade de Innsbruck, na Áustria, e o professor do Instituto de Geografia da instituição, Martin Goy, foram recebidos na segunda-feira (12) pelo vice-governador Daniel Pereira, oportunidade em que relataram o projeto de pesquisa que desenvolvem para fins de conclusão do curso, em abril de 2017. Eles estão em Rondônia desde o dia 29 de agosto. A Universidade de Innsbruck tem 347 anos de existência, está situada na cidade de mesmo nome, rodeada de montanhas e que tem apenas 104,9 km²,  possuindo 35 mil alunos. O professor Martin Goy conheceu Rondônia na década de 80, quando fez estudos de doutorado sobre a criação dos Núcleos Urbanos de Apoio Rural (Nuares), na região central do estado de Rondônia. “Nosso objetivo é aprendizagem. Mostrei aos alunos a região de Ji-Paraná e Ouro Preto, onde estive há 33 anos, tratamos da colonização antiga, e na nossa pesquisa uma questão fundamental é a relação homem e meio ambiente. O objetivo é a aprendizagem, é conhecer no próprio local como as pessoas que nele vivem pensam e produzem, entender melhor as pessoas”, explicou Goy. O projeto de pesquisa do grupo é sustentado pelo centro de pesquisa que desenvolve estudos da relação homem e meio ambiente, um dos grandes centros existentes na Universidade de Innsbruck. A cada ano um projeto de pesquisa é selecionado, e o estudo na Amazônia envolve também o estado do Acre.

 COMPROMISSO INTEGRADO PORTO VELHO DO FUTURO

Foram definidas as regras para a realização do encontro com os sete candidatos à Prefeitura de Porto Velho, que será realizado pela Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (Fiero) e parceiros, no próximo dia 20 de setembro, às 19 horas, no salão de convenções da entidade, numa reunião realizada na sede da Federação de Comércio, Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio), na capital, como parte da ação denominada Compromisso Integrado Porto Velho do Futuro. Além da Fiero,  representada por Gilberto Baptista e o jornalista Carlos Araújo, participaram da reunião, os representantes da Grande Loja Maçônica de Rondônia (Glomaron), Associação Comercial e Empresarial de Porto Velho (Acep), Associação dos Jovens Empresários e Empreendedores (AJE), Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Rondônia (OCB) e Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Rondônia (Faperon); Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB-RO) e Fecomércio.  Segundo Baptista, a iniciativa dá oportunidade aos candidatos de apresentar as propostas para o crescimento dos setores produtivo e o fortalecimento econômico do município.

 AGÊNCIA NACIONAL VAI MONITORAR QUALIDADE DA ÁGUA

Confirmando sua adesão ao Programa Nacional de Qualidade da Água (Qualiágua), Rondônia firmou esta semana o contrato (031/16) com a Agência Nacional de Águas (ANA) e vai receber durante sua vigência R$ 572 milhões, para o trabalho de monitoramento e divulgação de dados relativos à qualidade da água em Rondônia. Segundo o geólogo José Trajano dos Santos, coordenador de Recursos Hídricos da Secretaria de Desenvolvimento Ambiental (Sedam), este é um programa nacional regido pela Resolução ANA nº 903/2013, com a definição de metas estruturantes que objetivam padronizar, capacitar e melhorar as práticas de laboratórios visando melhorar a qualidade dos dados e das informações geradas. O programa prevê a adoção de uma metodologia única para todos os estados que aderirem aos seus termos, padronizando assim todos os procedimentos de monitoramento e análise de água em todo País. Ele explicou que o desembolso dos recursos do programa obedecerá ao critério do cumprimento das metas, o que vai depender do esforço realizador de cada federação. O Estado de Rondônia, que integra o Grupo 3, junto com diversos estados, recebeu inicialmente os equipamentos de laboratório e uma camioneta de apoio para os técnicos, e nesta fase concentrará todo o trabalho de pesquisa e monitoramento em Porto Velho. Trajano informou que o programa local abrange inicialmente 26 pontos do estado, indo da região do Rio Maici até Cabixi e todo Vale do Guaporé, com o trabalho de coleta e pesquisa de águas fluviais (rios). Como é uma área relativamente grande, a Sedam sentiu a necessidade de unir-se a Universidade Federal de Rondônia (Unir) para atuar também no monitoramento e pesquisa, principalmente na região sob sua influência.

 MUDANÇA NAS AGÊNCIAS REGULADORAS É APOSTA PARA DAR IMPULSO AOS INVESTIMENTOS

As mudanças nas agências reguladoras serão uma garantia de impulso a novos investimentos no País, avaliou o secretário de Acompanhamento Econômico do Ministério da Fazenda, Mansueto Almeida. Segundo ele, se fará a exigência de que as agências passem a apresentar uma análise detalhada de impacto quando houver mudança de regras. Isto dará transparência ao processo e facilitará decisões de investimentos em infraestrutura, por exemplo. O aumento da transparência é uma das quatro principais medidas do projeto em tramitação no Senado Federal, que estabelece uma lei geral para as agências reguladoras. A conclusão da votação do projeto é uma das prioridades da agenda econômica no momento de lançamento do programa de concessões, peça-chave para a retomada do crescimento do País.

Comentar

COMPARTILHE

TV FOLHA AO VIVO – COPINHA FEMININA 2024 – Corinthians x Cruzeiro

ESPAÇO EMPRESARIAL

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

CONTEÚDO PAGO / PATROCINADO

BAIXE NOSSO APLICATIVO

COLUNISTAS

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

ENTREVISTA

RONDÔNIA

AMAZÔNIA / REGIÃO NORTE

RELIGIÃO

PUBLICIDADE

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
pt_BRPortuguese
Powered by TranslatePress