Prefeito diz que momento é bom para o resgate da história e da cultura de Porto Velho
Na manhã desta quinta-feira (13/12), o prefeito de Porto Velho, HIldon Chaves, participou da cerimônia de entrega das obras de revitalização do Memorial Jorge Teixeira, local onde foi a residência oficial do primeiro governador de Rondônia, no Centro da Capital. A solenidade foi presidida pelo atual governador Daniel Pereira e acompanhada por várias outras autoridades civis e militares.
Hildon Chaves disse que o momento é bom para o resgate da história e da cultura de Porto Velho. “O Memorial Jorge Teixeira é um espaço importe e precisa de mais visibilidade para que atraia as novas gerações. Vivemos em uma capital amazônica, com muitos problemas, dentre eles, a ausência de árvores, mas, com relação a história e a nossa cultura, é pior, há um solene esquecimento e abandono”, lamentou, acrescentando que acredita em tempos melhores.
O Executivo Municipal tem vivido, nesta gestão, um movimento de resgate histórico, com a inauguração do Memorial dos Seringueiros e, em breve, vários nomes da história da cidade serão contemplados, em especial, o Marechal Rondon montando em seu cavalo, acompanhado do seu cachorro, o Cain, e com uma caderneta na boca. “A estátua, em tamanho aumentado, será instalada na Praça que recebe o nome dele, a popular Praça do Baú. Revitalizaremos ela e, espero, entregarmos ainda neste ano”, falou.
Segundo Daniel Pereira, a esperança é que a revitalização do Memorial Rondon ajude no sentido de recuperar a história do Coronel Jorge Teixeira. “É um final de ano feliz, com o resgate do que nós temos de melhor para a nossa história”, destacou.
A mão de obra na reforma (partes elétrica, hidráulica e no teto, reboco no muro, estacionamento e recuperação da antiga churrasqueira, além de ajardinamento e pintura) ficou a cargo de soldados do 5o Batalhão de Engenharia de Construção (5o BEC). A reforma foi gerenciada pelo Comando da 17a Brigada de Infantaria de Selva, em parceria com o Governo do Estado.
Projetos novos
Na solenidade de entrega das obras, as curadoras do Memorial Rondon, Yêdda Borzacov e Cida Souza, fizeram duas solicitações de projetos: revitalização da placa original em madeira e a implantação de uma biblioteca com temas da Amazônia. “Saímos daqui com esse desafio e vamos ver se a gente consegue encaminhar”, finalizou o governador Daniel Pereira.
FONTE: Comdecom
Add Comment