Mundo

Reino Unido diz ser provável que Putin tenha ordenado ataque com agente nervoso; Kremlin chama acusação de ‘imperdoável’

A declaração de Johnson é mais um capítulo na série de incidentes diplomáticos entre Moscou e Londres após o envenenamento do ex-espião Sergei Skripal.

ministro de Relações Exteriores britânico, Boris Johnson, disse nesta sexta-feira (16) que é bastante provável que o próprio presidente russo, Vladimir Putin, tenha tomado a decisão de usar o agente nervoso de nível militar para envenenar o ex-espião russo Sergei Skripal na Inglaterra.

“Nós não temos nada contra os russos. Não deve haver nenhuma russofobia como resultado do que está acontecendo”, disse Johnson.

“Nossa briga é com o Kremlin de Putin e com a sua decisão –e nós pensamos que é esmagadoramente provável que tenha sido decisão dele– de orientar o uso de um agente nervoso nas ruas do Reino Unido, nas ruas da Europa, pela primeira vez desde a Segunda Guerra Mundial”.

Putin durante discurso em Moscou (Foto: AP/Alexei Nikolsky)

Putin durante discurso em Moscou (Foto: AP/Alexei Nikolsky)

O Kremlin, citado pela agência russa TASS, disse que as acusações feitas por Johnson são “chocantes e imperdoáveis”.

“Qualquer referência ou menção ao nosso presidente nesse aspecto é uma violação chocante e imperdoável de regras diplomáticas e comportamento decente”, disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, segundo a agência.

A Rússia nega qualquer envolvimento no envenenamento de Skripal.

Crise diplomática

A declaração de Johnson e a resposta da Rússia é mais um capítulo na série de incidentes diplomáticos entre Moscou e Londres nessa semana.

Na quarta-feira (16), a primeira-ministra Theresa May expulsou 23 diplomatas russos em retaliação contra o envenenamento. Os contatos bilaterais de alto nível com a Rússia também foram suspensos.

A premiê afirma que esses diplomatas, que têm uma semana para deixar o Reino Unido, foram identificados como “oficiais de inteligência não declarados”. Essa é a maior expulsão de representantes estrangeiros do Reino Unido desde a Guerra Fria, de acordo com a Associated Press.

Já nessa sexta, o ministro de Relações Exteriores russo, Sergei Lavrov, afirmou que a Rússia irá expulsar diplomatas britânicos de seu território, em uma medida de reciprocidade.

O Kremlin considerou a posição britânica “absolutamente irresponsável” e prometeu reagir, mas ainda não estão claras quais serão as medidas a serem tomadas pelo governo russo.

Sergei Skripal fala com sua advogada de trás das grades em uma corte em Moscou em foto de 9 de agosto de 2006 (Foto: AP Photo/Misha Japaridze, File)Sergei Skripal fala com sua advogada de trás das grades em uma corte em Moscou em foto de 9 de agosto de 2006 (Foto: AP Photo/Misha Japaridze, File)

Sergei Skripal fala com sua advogada de trás das grades em uma corte em Moscou em foto de 9 de agosto de 2006 (Foto: AP Photo/Misha Japaridze, File)

Envenenamento

Sergei Skripal, de 66 anos, e sua filha Yulia, de 33 anos, foram contaminados por um agente nervoso na cidade britânica de Salisbury, em 4 de março. Eles foram encontrados inconscientes em um banco da catedral da cidade e foram levados ao hospital, onde estão internados em estado crítico. O caso está sendo tratado como tentativa de homicídio.

FONTE: G1.COM

Comentar

About the author

Gomes Oliveira

Add Comment

Click here to post a comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

COMPARTILHE

TV FOLHA AO VIVO – CORREÇÕES DA 1º PROVA DO ENEM

ESPAÇO EMPRESARIAL

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

CONTEÚDO PAGO / PATROCINADO

BAIXE NOSSO APLICATIVO

COLUNISTAS

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

ENTREVISTA

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com