Atualidades Regionais / Amazônia

Região Norte será abastecida com energia de termoelétricas a partir de 2026

Grupo Eneva sai na frente no leilão adquirindo dois dos três lotes.

A intensão do contrato licitatório era incluir uma compra estimada em 1 mil megawatts para abastecer os estados da Região Norte com energia gerada por usinas termelétricas.

O leilão não aconteceu como previsto e o governo federal por meio da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) só conseguiu fechar negócio para a compra de 729,2 megawatts.

Os estados do Maranhão e Piauí também apresentaram certames com interesse na aquisição de energia gerada por termoelétricas, mas sem ‘oferta’ pelas entidades geradoras acabaram ficando de fora. As duas federações apresentaram demanda de 2 mil megawatts.

De acordo com a Aneel, três usinas a gás farão o fornecimento de energia para a região, são elas: Global Participações em Energia, e a Sparta do Grupo Eneva, com as usinas Azulão 2 e 3 arcando com a metade da energia de contrato, 590,9 MW. “A Evena, opera 11 campos de gás natural nas Bacias do Parnaíba (MA) e Amazonas (AM). Possuindo nestas regiões uma área total sob concessão superior a 60 mil km²”, diz uma comunidade de apresentação no site oficial da empresa.

O grupo prevê investimento no valor de R$ 1,7 bilhão. O fornecimento de energia elétrica é previsto para começar em 2026 e faz parte de um acordo estipulado pelo governo com a privatização da Eletrobras que determinou o fornecimento de 8 mil (MW) saindo das usinas termelétricas.

AUTOR: EMERSON BARBOSA –  FONTE: ASSESSORIA

Comentar

Print Friendly, PDF & Email

COMPARTILHE

BAIXE NOSSO APLICATIVO

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

TEMPO REAL

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com