Pagamento do 4º lote é depositado diretamente na conta bancária informada ao declarar o Imposto de Renda
Mais de 3,8 milhões de contribuintes recebem nesta terça-feira (31) o pagamento do quarto lote de restituição do Imposto de Renda 2021. O montante pago soma R$ 5,1 bilhões, de acordo com a Receita Federal.
Para saber se a declaração foi liberada, o contribuinte deverá acessar a página da Receita Federal (http://idg.receita.fazenda.gov.br). O próximo lote será em 30 de setembro. O aviso dos cidadãos beneficiados ocorrerá sempre uma semana antes da liberação dos recursos.
Do total liberado, R$ 273.252.487,49 são de contribuintes que têm prioridade legal, como 8.185 idosos acima de 80 anos, 67.893 entre 60 e 79 anos, 6.088 com alguma deficiência física ou mental ou doença grave e 26.647 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.
Foram contemplados ainda 3.710.930 contribuintes não prioritários que entregaram a declaração até o dia 16 de agosto.
Na página da Receita, no serviço e-CAC, é possível acessar o extrato da declaração e ver se há inconsistências de dados identificadas pelo processamento. Neste caso, o contribuinte pode avaliar as inconsistências e fazer a autorregularização, mediante entrega de declaração retificadora.
A Receita disponibiliza, ainda, aplicativo para tablets e smartphones que facilita consulta às declarações do IRPF e situação cadastral no CPF. Com ele será possível consultar diretamente nas bases da Receita Federal informações sobre liberação das restituições do IRPF e a situação cadastral de uma inscrição no CPF.
Pagamento
O pagamento da restituição é realizado diretamente na conta bancária informada na Declaração de Imposto de Renda. Se por algum motivo o crédito não for realizado (se, por exemplo, a conta informada foi desativada), os valores ficarão disponíveis para resgate por até 1 (um) ano no Banco do Brasil.
Neste caso, o cidadão poderá reagendar o crédito dos valores de forma simples e rápida pelo Portal BB, acessando o endereço: https://www.bb.com.br/irpf, ou ligando para a Central de Relacionamento BB por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).
Caso o contribuinte não resgate o valor de sua restituição no prazo de 1 (um) ano, deverá requerê-lo pelo Portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal, acessando o menu Declarações e Demonstrativos > Meu Imposto de Renda e clicando em “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.
FONTE: R7.COM
Add Comment