BRASÍLIA – O ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF), prorrogou até 31 de agosto o prazo para que a Polícia Federal (PF) conclua os trabalhos de investigação de 21 inquéritos da Operação Lava-Jato, que apura principalmente irregularidades em contratos da Petrobras. Entre os investigados nesses inquéritos estão os presidentes do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Já é a segunda vez que Teori prorroga o prazo, que se encerraria nesta segunda.
“Defiro a prorrogação de prazo para conclusão das diligências restantes solicitadas pela autoridade policial (…) e ratificada pelo Procurador-Geral da República (…) até 31.8.2015”, decidiu Teori, conforme informado no andamento processual dos inquéritos.
Parlamentares têm prerrogativa de foro, ou seja, só podem ser investigados e julgados pelo STF. No tribunal, a relatoria desses inquéritos ficaram com Teori, com exceção de um, a cargo do ministro Marco Aurélio Mello. Parte dos investigados não tem o chamado foro privilegiado, mas como supostamente participaram dos mesmos atos daqueles que tem essa prerrogativa, os casos deles também estão no STF.
Fonte: http://extra.globo.com/noticias/brasil/stf-prorroga-ate-31-de-agosto-prazo-para-que-pf-conclua-lava-jato-16600986.html#ixzz3eVWCYBd0
Add Comment