Mundo

Quem é “El Profe”, líder do cartel de drogas do México preso nesta sexta

A polícia do México prendeu nesta sexta-feira um dos homens mais procurados do país. Servando Gómez Martinez, conhecido como “La Tuta” ou “El Profe”, era líder do cartel de drogas dos Cavaleiros Templários. O traficante era considerado como o mais carismárico entre os líderes dos cartéis que operam no México, é acusado de camandar uma organização mafiosa no país e de ser o mandante do assassinato de 12 policiais federais. 

A captura de “La Tuta” era o objetivo número 1 da política contra o narcotráfico do presidente mexicano Enrique Peña Neto. Para o governo, a prisão do líder facilitará a retomada do controle do Estado de Michoacán, no oeste do país. Michoacán enfrenta forte violência e combates entre os homens do cartel e as forças de segurança. O governo oferecia uma recompensa de 30 milhões de pesos, o equivalente a R$ 5,7 milhões, por qualquer informação sobre o traficante.

O cartel dos Cavaleiros Templários foi formado em 2011, criado a partir de uma cisão da “Família Michoacana”. O grupo se tornou celébre após expulsar do Estado outro cartel, chamado “Los Zetas”. Segundo o jornal mexicano El Universal, o grupo se reinventou após a morte de seus líderes. Assumiu um nome esotérico, se referindo aos templários, cavaleiros religiosos durante a Idade Média, e adotando uma ideologia que diz “defender os pobres contra a injustiça”. A população da região, no entanto, não os vê como benfeitores. Em 2013 o Exército mexicano precisou intervir em Michoacán quando grupos civis pegaram em armas para enfrentar o cartel.

Servando “La Tuta” Gómez, 49 anos, era o mais midiático dos líderes dos Cavaleiros Templários. Ela foi professor de escola primária na década de 1980, quando decidiu abandonar a carreira para se dedicar ao tráfico. Ele assumiu o poder nos Templários em 2014, e ficou famoso por divulgar vídeos e áudios nas redes sociais e no YouTube falando sobre a ideologia do grupo. Em um dos vídeos, por exemplo, ele explica porque desistiu da carreira de professor. “Eu tinha um trabalho muito saudável, muito honesto. Mas para as minhas aspirações e minha forma de ser, não me satisfazia. Então foram aparecendo situações, e hoje estou aqui. Sei que sou um delinquente e que não serei perdoado”, disse, segundo o El Universal.

Os vídeos divulgados por Sevando Gómez não eram apenas uma forma de autopromoção. Ele também utilizava isso como estratégia para manter corruptos em silêncio. Em uma série de vídeos publicados no Youtube, por exemplo, “La Tuta” mostrou gravações de reuniões do narcotráfico com policiais, políticos e empresários, alimentando escândalos na imprensa mexicana. Ele também usava as gravações para criticar outros cartéis, que considerava piores ou mais cruéis que o seu, e dizia que não matava inocentes. 

Segundo o jornal mexicano Reforma, Servando Gómez foi capturado após o Centro de Intelgência da polícia receber informações sobre seu paradeiro. Uma operação policial encontrou o traficante no centro de Morelia, capital de Michoacán, comendo um cachorro-quente. Ele não reagiu e não falou nada no momento da prisão. A captura acontece a pouco mais de um ano após o México prender outro famoso traficante, o chefe de cartel de drogas de Sinaloa Joaquín Guzmán Loera, conhecido como El Chapo.

 

Fonte: Época

Comentar

Print Friendly, PDF & Email

About the author

Gomes Oliveira

Add Comment

Click here to post a comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

COMPARTILHE

BAIXE NOSSO APLICATIVO

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

TEMPO REAL

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com