Ação inclui vigilância, comunicação e educação para prevenção, diz gerente
Equipes de vigilância em saúde da Semusa [Secretaria Municipal de Saúde] de Porto Velho estão aplicando inseticida (fumacê) para a eliminação de mosquitos infectados pelo vírus da dengue e também de malária no distrito de União Bandeirantes.
A ação de bloqueio decorre do aumento no número de pessoas que se queixam com sintomas suspeitos das doenças. A operação é feita em parceria com a comunidade para que não ocorram endemias, pois o principal continua sendo a conscientização sobre como se evitarem os vetores, eliminando potenciais criadouros.
O inseticida de combate aos mosquitos vem sendo administrado na sede de União Bandeirantes, mas a atenção inclui também as linhas rurais da comunidade, sob supervisão da Divisão de Controle de Doenças Transmissíveis por Vetores da Semusa.
É através da aplicação do inseticida que a secretaria combate tanto o mosquito da dengue, o aedes aegypti, como o da malária, cujos casos são analisados no laboratório que a Semusa mantém no distrito.
A campanha faz parte da agenda de prevenção, identificação, controle e combate a endemias no município proposta pelo prefeito dr Hildon e comandada pelo secretário Alexandre Porto.
Fonte: Comdecom
Add Comment