Mundo

Presidente do Peru abandona o próprio partido

A legenda de esquerda passa agora a fazer parte da oposição

O presidente do Peru, Pedro Castillo, deixou, na quinta-feira 30, o partido Peru Livre, com o qual venceu as eleições do ano passado. Ele foi acusado pelos líderes partidários de ter promovido uma dissidência interna e implementado um “programa neoliberal”. A legenda passa agora a fazer parte da oposição ao presidente.

Segundo o líder do partido, Vladimir Cerrón, o presidente peruano “não cumpriu com a ideologia” da legenda e, por isso, deveria deixar a sigla. “Foi pedida a saída do cidadão e militante Pedro Castilho não como presidente, mas como militante do partido.”

A saída aumenta o isolamento político de Castillo, que enfrenta denúncias de crimes de patrocínio ilegal e tráfico de influência. O Congresso investiga o presidente e deve recomendar uma acusação constitucional contra ele, o que pode acarretar um pedido de destituição do cargo, que ocupa há 11 meses.

Agora, o partido de esquerda fará parte da oposição ao governo. Cerrón afirmou ainda que o Peru Livre atuará como uma “oposição propositiva”, ao contrário da oposição promovida pelos demais partidos de direita que dominam o Congresso. “Não seremos uma bancada que estará se opondo por se opor”, disse.

Castillo apresentou ao Tribunal Eleitoral Nacional o pedido para sair do partido na quarta-feira 29. Segundo ele, a decisão se deve à sua “responsabilidade como presidente de 33 milhões de peruanos”.

FONTE: REVISTA OESTE

Comentar

Print Friendly, PDF & Email

About the author

Gomes

Add Comment

Click here to post a comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

COMPARTILHE

BAIXE NOSSO APLICATIVO

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

TEMPO REAL

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com