Prêmio é um reconhecimento à sua trajetória em defesa da Saúde e da Enfermagem
O presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Rondônia (Coren-RO), Manoel Neri, recebeu, nesta terça-feira (9/5), o título de cidadão honorário piauiense. A entrega da comenda, proposta pelo deputado estadual Coronel Carlos Augusto, foi aprovada pela Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi). O prêmio marca o reconhecimento do trabalho desenvolvido por Neri em prol da Enfermagem e da saúde brasileira. Foi homenageada também a atual presidente do Cofen, Betânia Santos.
Manoel Neri dedicou a comenda aos profissionais que fazem a Enfermagem acontecer em todo o país. “É uma grande honra tornar-me cidadão honorário do Estado do Piauí. Dedico este reconhecimento aos integrantes do Sistema Cofen/Conselhos Regionais, em especial o presidente do Coren-PI, Antônio Neto, e a todos os profissionais de Enfermagem que trabalham diariamente para cuidar da saúde da população piauiense e da população brasileira”, agradeceu Manoel Neri, que destacou também os muitos desafios que a Enfermagem enfrenta e a luta pela valorização profissional.
Em seus quatro mandatos a frente do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Manoel Neri coordenou a reestruturação do Sistema Cofen/Conselhos Regionais, pautada por princípios republicanos.
Sua gestão foi marcada por ações de valorização da categoria, com programas de formação técnico-científico, e defesa de demandas históricas, como Piso Salarial e a jornada de trabalho regulamentada. A atuação no Cofen e no Coren-RO foi pautada, também, por ações no campo da fiscalização e da normatização, trazendo mais segurança ao exercício profissional da Enfermagem.
Na Presidência do Cofen, Neri comandou a resposta inicial à pandemia de covid-19, incluindo o Observatório da Enfermagem, primeira iniciativa a monitorar casos da doença em uma categoria profissional, e ações coordenadas de fiscalização. Os dados pressionaram o governo pela adoção de medidas de proteção, pleiteadas pelo Cofen inclusive na Justiça. Trabalhou para combater notícias falsas e promover a Enfermagem baseada em evidências, tornando o conselho referência em comunicação pública.
FONTE: ASCOM COREN/RO
Add Comment