Mundo

Presidente da Colômbia nomeia ex-guerrilheiro como chefe de Inteligência

Manuel Alberto Casanova foi companheiro de Gustavo Petro na guerrilha M-19, dissolvida nos anos 90 após acordo de paz no país

O filósofo Manuel Alberto Casanova, ex-companheiro do presidente Gustavo Petro na dissolvida guerrilha M-19, será o novo diretor de inteligência da Colômbia.

Em um decreto com data de 18 de agosto, Casanova foi nomeado como “diretor-geral do Departamento Administrativo Nacional de Inteligência” (DNI).

Criado em 2011, o órgão será dirigido pela primeira vez por um civil que, segundo questionou a oposição, não tem experiência com inteligência e contrainteligência estratégica em segurança e defesa. Como Petro, Casanova se desarmou em 1990 como parte do acordo de paz firmado pelo M-19.

Após entregar as armas, o ex-guerrilheiro assumiu o cargo de chefe de segurança do partido político Alianza Democrática M-19, que surgiu do pacto de paz.

O DNI substitui o Departamento Administrativo de Segurança (DAS), que foi dissolvido após um escândalo de espionagem a juízes, opositores e defensores de direitos humanos sob o governo do ex-presidente Álvaro Uribe, que ocupou o cargo entre 2002 e 2010.

FONTE: AFP

Comentar

About the author

Gomes

Add Comment

Click here to post a comment

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

COMPARTILHE

TV FOLHA AO VIVO – FINAL DA COPINHA 2025 – Corinthians x São Paulo – Sábado 25/01/25 ás 09h

ESPAÇO EMPRESARIAL

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

CONTEÚDO PAGO / PATROCINADO

BAIXE NOSSO APLICATIVO

COLUNISTAS

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

ENTREVISTA

RONDÔNIA

AMAZÔNIA / REGIÃO NORTE

RELIGIÃO

PUBLICIDADE

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
pt_BRPortuguese
Powered by TranslatePress