Cidades

Preservação e desafios ambientais serão debatidos durante a Semana do Meio Ambiente, em Porto Velho

A ideia é promover iniciativas dedicadas à preservação ambiental e sobre questões ecológicas

Com o objetivo de sensibilizar a população sobre a importância da preservação ambiental, para a qualidade de vida e promover a conscientização sobre os desafios ambientais enfrentados no estado, o Governo de Rondônia realiza de 3 a 7 de junho, a Semana do Meio Ambiente, na Capital. A ideia é promover uma série de eventos e iniciativas dedicadas à preservação ambiental e conscientização sobre questões ecológicas e climáticas, fomentando o diálogo entre governo, sociedade civil, empresas e instituições acadêmicas sobre políticas e práticas ambientais.

PROGRAMAÇÃO

A Semana do Meio Ambiente terá abertura na segunda-feira (3), às 9h, no Auditório da Secretaria de Estado de Saúde (Sesau), com a presença de autoridades e parceiros para a apresentação do plano de trabalho. Na terça-feira (4), a ação vai ocorrer na Escola Tiradentes da Avenida dos Imigrantes, com plantio de mudas para incentivar o reflorestamento. Nos dias seguintes, a as ações vão ocorrer em um shopping da cidade, com apresentação de dança carimbó, exposição de artesanatos indígenas, distribuição de mudas e materiais gráficos, além da exibição de animais peçonhentos.

As ações da Semana do Meio Ambiente são fundamentais para fortalecer o vínculo entre as pessoas e natureza

De acordo com a coordenadora da Coordenadoria de Educação Ambiental (Ceam), Deigna Lais Oliviak, o evento é uma oportunidade para aprendermos juntos como cada um de nós pode contribuir para um mundo mais sustentável. “A Semana do Meio Ambiente vai oferecer palestras, atividades práticas e ações educativas, abordando temas essenciais como o combate às queimadas e a produção de mudas. A presença da população é fundamental para fortalecer a iniciativa em prol do meio ambiente”, salientou.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha as doações de mudas são uma oportunidade para educar a comunidade sobre sua contribuição quanto à manutenção do equilíbrio ecológico. “Nesse viés, o governo estadual tem desenvolvido projetos e campanhas no sentido de propagar não somente a consciência, mas mostrar de fato como praticar tais ações, contribuindo para o despertar de uma consciência de cuidados em relação ao meio ambiente”, pontuou.

Segundo o titular da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), Marco Antonio Lagos, as ações da Semana do Meio Ambiente, como palestras nas escolas e atividades práticas, são essenciais para fortalecer o vínculo entre as pessoas e a natureza, além de disseminar práticas sustentáveis. “É através da educação e do engajamento da sociedade que podemos construir um futuro mais verde e equilibrado a todos”, destacou.

De iniciativa da Sedam, a programação é organizada pela Ceam e conta com a colaboração de diversos órgãos, com destaque para a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (CBMRO), Companhia de Águas e Esgotos do Estado de Rondônia (Caerd), Universidade Federal de Rondônia (Unir), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), faculdades e empresas ligadas à distribuição de energia.

FONTE: SECOM/RO

FRNEWS TV: Intercâmbio técnico fortalece parceria entre SENAR Rondônia e SENAR Mato Grosso

CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E ACESSE NOSSO APLICATIVO NA NUVEM

COLUNISTAS

PUBLICIDADE

Acesse nossa Página do Facebook

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

  • Coluna Teia Digita: Micro e Pequenas empresas exige mudanças para enfrentar 2027 – Por Silvio Persivo

    Que nem promessa de político depois das eleições. “Estou tentando escrever uma autobiografia. Mas, não me lembro nem de ontem” (Keith Richard). BANCOS DE RONDÔNIA SUSPENDERAM ATENDIMENTO PRESENCIAL NA QUINTA-FEIRA Os bancários de Rondônia, que reivindicam reajuste salarial, mudanças nos benefícios, entre eles o vale-alimentação, e manutenção dos postos de trabalho, deixaram as agências bancárias […]